Uma denúncia grave na Saúde do município de Ilhéus, sul da Bahia. Uma “falsa médica” é acusada de ter prestado atendimento no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) da cidade durante os meses de dezembro de 2021 e abril deste ano.
A denúncia é do vereador Vinicius Alcântara (Cidadania). De acordo com o parlamentar, a Secretaria de Saúde não conseguiu identificar e confirmar os documentos da “profissional”, que teria utilizado documentos falsos para ingressar no órgão. Uma denúncia sobre o fato já foi formulada ao Ministério Público do Estado da Bahia.
“É uma consulta simples que qualquer cidadão, em 15 segundos, consegue fazer com o CRM do profissional em mãos, coisa que a secretaria não conseguiu fazer”, afirmou.
Ainda de acordo com Alcântara, a Saúde de Ilhéus passa por uma situação de precariedade, já que os ambientes estão “contaminados”, o que deixa também os servidores “expostos a doenças”. “A gente tem passado nas Unidades de Saúde e constatado diversas irregularidades, porém é no Samu que existem mais problemas”, afirmou.
O Samu de Ilhéus é responsável pelo atendimento em 9 cidades na região, o que totaliza, em média, 420 mil habitantes. “As viaturas estão abandonadas e não estão sendo desinfectadas. Na sede, podemos encontrar ratos, infiltrações nas paredes, falta de medicamentos e ba nheiros sujos”, finaliza.