Ubaitaba Urgente

TRISTEZA: Estudante de 17 anos morre vítima da anemia falciforme em Ilhéus

Kelry tinha apenas 17 anos || Foto Reprodução
Kelry tinha apenas 17 anos || Foto Reprodução

Aluna dedicada, generosa e líder da turma. É assim que muitos estudantes do Centro Estadual de Educação Profissional Álvaro Melo Vieira (Ceepamev), em Ilhéus, vão se lembrar de Kelry Silva dos Santos. Ela faleceu na última segunda-feira (21), no Hospital Regional Costa do Cacau, aos 17 anos, vítima de insuficiência respiratória aguda, uma das complicações que sofreu em decorrência da anemia falciforme.

Kelry estava no terceiro ano do ensino médio integrado ao curso técnico de administração. Nascida no Alto da Gamboa, na Conquista, frequentava a Igreja Nova Aliança, onde seu corpo foi velado. Hoje (22), familiares e amigos deram o último adeus à estudante, no Cemitério do Basílio.

ANEMIA FALCIFORME

A anemia falciforme é um mal hereditário causado por anormalidade nos glóbulos vermelhos. Eles ganham a forma de foice. Daí vem o nome da doença. Os glóbulos alongados não conseguem passar através dos pequenos vasos sanguíneos, bloqueando a circulação do sangue em diversas partes e tecidos do corpo.

Os pacientes apresentam episódios de intensa dor, suscetibilidade a infecções, lesões orgânicas e, em alguns casos, a morte precoce, como a da jovem Kelry. Estima-se que, no País, uma em cada cem pessoas apresente a alteração genética, que atinge principalmente indivíduos afro-brasileiros. A má-formação congênita pode ser identificada com o teste do pezinho, logo após o nascimento da criança. (Pimenta)