Ubaitaba Urgente

IPIAÚ: MAIS DE 80% DOS PACIENTES DE COVID-19 JÁ ESTÃO CURADOS NO MUNICÍPIO

O intenso e bem planejado trabalho desenvolvido pela Prefeitura de Ipiaú, através da Secretaria Municipal de Saúde tem obtido resultados positivos no enfrentamento ao novo coronavírus. É cada vez maior o número de pessoas recuperadas de Covid-19 no município, e é a menor taxa de letalidade da região, o mesmo ocorrendo em relação à taxa de crescimento da doença.

O boletim epidemiológico de Ipiaú, divulgado na última sexta-feira, 31, contabiliza 1258 pacientes recuperados, dos 143 pacientes ativos, 06 encontram-se internados. Isso implica que dentro dos casos notificados o número de curados vem sendo mantido acima de 80%. Por sua vez percentual de crescimento da doença se mantém abaixo de 3% quando o recomendado pela Sesab é de até 6%.

A secretária de Saúde, Larissa Dias explica que o controle da doença se deve às ações antecipadas do enfrentamento. Desde o mês de fevereiro a Secretaria de Saúde estava na movimentação para prevenir os impactos da pandemia. Os profissionais que se colocaram na linha de frente do combate foram submetidos a treinamentos quando ainda não tinha nenhum caso de coronavírus no município, fato que só veio acontecer no início do mês de abril.

A secretária lembra, que antes disso, a Prefeitura já tinha instalado o serviço Disque Covid, do qual foi pioneiro na Bahia, assim como instalou um Comitê de Enfrentamento e se antecipou em medidas restritivas para evitar aglomerações. A instalação de barreiras sanitárias aconteceu logo no início da pandemia. O município também foi pioneiro na testagem em massa da população, encaminhando os casos positivados para isolamento precoce.

Mais de 9.000 pessoas já foram testadas. Além disso tem desenvolvido um trabalho muito sólido de monitoramento e acompanhamento dos pacientes com covid-19. A retomada das atividades econômicas e sociais vem se dando de maneira gradativa e com muita responsabilidade. Enquanto Ipiaú avança de maneira positiva no enfrentamento à pandemia, outros municípios sofrem dificuldades devido a atuações tardias. Redação: José Américo Castro/Dircom Prefeitura de Ipiaú