ITABUNA – PROFESSORES GREVISTAS OCUPAM DIREC 7

Professores protestam em frente à sede da Direc em Itabuna (Foto Luiz Conceição/Pimenta).

Do Pimenta

Professores estaduais em greve invadiram a 7ª Diretoria Regional de Educação (Direc 7) na manhã desta segunda-feira, 23, em protesto contra o que consideram manobra do Governo do Estado para retirar direitos da categoria. Segundo o professor João Rodrigues, delegado sindical da APLB/Sindicato, o governador Jaques Wagner descumpre acordo feito ano passado.

Os grevistas tomaram todas as salas da Direc 7, mas desistiram de ficar no interior do imóvel na Avenida Fernando Cordier. Para dar mais visibilidade ao protesto e chamar a atenção da população, ocuparam a margem esquerda do Rio Cachoeira em frente à sede do órgão ligado à Secretaria Estadual de Educação (SEC).

Com faixas e cartazes e distribuição de panfletos, os professores fizeram barulho e em carro-de-som se revezaram em discursos inflamados contra a sensibilidade das autoridades que estariam prejudicando mais que garantindo conquistas.

O governo estadual, segundo a APLB/Sindicato, fez opção pelo projeto que será votado pelos deputados na Assembleia Legislativa que, conforme a entidade, prejudicará milhares de professores primários, de licenciatura curta e não-licenciados, ativos e aposentados. No panfleto é descrita situação de professor primário, com 25 anos de serviço, cujos vencimentos ficariam em R$ 2.902,00, com os 22,22% reivindicados. Mantidas as regras que o governo impôs no projeto que será votado na assembleia, cai para R$ 2.375,96.

Amanhã, no Pontalzinho, às 9 horas, haverá ato público com a participação de várias entidades sindicais em apoio aos professores no dia que deve ser votado o projeto pelos deputados.

COMPARTILHE