Durante uma sessão plenária na Câmara Municipal de Itabuna, no sul da Bahia, na última terça-feira (20), o vereador Danilo Freitas (União) comparou a primeira-dama do município, Andrea Castro, a uma cachorra. Em vídeo que circula na internet, Freitas aparece dizendo que “[…] O ‘pitbull enraivado’, no meio do caminho, pegou a ‘Lassie’ dele e botou dentro de casa”, em alusão à desistência, por Castro, da candidatura a deputada estadual nas eleições do ano passado.
A declaração foi repudiada tanto pela primeira-dama como por seu esposo, o prefeito Augusto Castro (PSD), que fizeram uma publicação conjunta numa rede social. “É inadmissível que um agente político, legítimo representante da população, utilize o plenário da Câmara de Vereadores para se referir de maneira ofensiva à senhora Andrea Castro, desrespeitando-a como mulher, primeira-dama, advogada, mãe e esposa”, diz a publicação.
Para o casal, a fala do vereador “se traduz em reprovável episódio de misoginia”. “Esperamos que a Câmara Municipal tome as devidas providências para repreender o comportamento de seu representante, demonstrando à população que a intolerância e a discriminação não têm lugar em nossa sociedade”, continua o texto.
RETRATAÇÃO
Nesta quarta-feira (21), Danilo Freitas publicou uma nota de retratação, em que afirma ter feito “uma alusão lamentável utilizando o contexto em que o prefeito Augusto Castro compartilhou, em suas redes sociais, um clipe com a música ‘Pitbull Enraivado’ no qual ele próprio se intitula um ‘pitbull enraivado'”.
Freitas fala que, em momento nenhum, teve a intenção de ofender Andrea Castro e que sempre teve uma relação respeitosa com a primeira-dama, a quem admira “como mulher, mãe, advogada e esposa”.
“Sou um homem casado, criado pela minha avó, sempre fui defensor das mulheres. Ressalto aqui o meu respeito a todas as mulheres. Sabemos que vivemos ainda em uma sociedade machista, em que mulheres lutam todos os dias por uma sociedade mais justa, plural e igualitária”, alega o vereador. (CORREIO)