ITACARÉ: AGRICULTORES COMEMORAM RESULTADOS DO PROGRAMA DE PISCICULTURA
Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Garantir a produção agrícola, gerar desenvolvimento, renda para os pequenos agricultores e agricultoras familiares e uma melhor qualidade de vida no campo. Esse é o trabalho feito pela Prefeitura de Itacaré, que vem implantando e desenvolvendo uma série de programas de diversificação agrícola nas mais diversas comunidades rurais do município. O prefeito Antônio de Anízio destacou a importância da agricultura familiar no município e o quanto esses programas de diversificação tem melhorado a vida dos moradores da zona rural.

Um dos exemplos é no Assentamento Nova Vida, na região rural do Vale Negro, onde a Prefeitura de Itacaré, através da Secretaria de Agricultura e Pesca, e em parceria com a BAHIATER/Setaf Litoral Sul e Bahiapesca, está desenvolvendo o projeto de piscicultura. Em novembro do ano passado foram distribuídos alevinos nesse assentamento e nesta quarta-feira(07) foi feita a primeira pesca, trazendo muito mais alegria, renda e alimentos para os moradores.

O agricultor familiar Gilberto Santana, do Assentamento Nova Vida, falou da alegria de toda a comunidade com os resultados do projeto. “Quem mora na zona rural sabe a importância desses projetos de diversificação. Quero agradecer a Prefeitura de Itacaré, ao prefeito Antônio de Anízio que sempre esteve ao lado da gente, e a todos os parceiros por terem acreditado na região e implantado mais esse programa”, destacou. E no Assentamento Nova Vida o clima é de alegria e da expectativa de novos tanques e alevinos.

Pensando nisso, o prefeito Antônio de Anízio já solicitou para o mês de maio uma reunião da Associação Nova Vida, com o envolvimento das secretarias de Agricultura, Administração e Meio Ambiente, para fazer um mutirão de limpeza e ampliação dos tanques e posteriormente a colocação de novos alevinos. Vale ressaltar que nessa comunidade alguns tanques são naturais e outros foram abertos pela Prefeitura. E com o resultado positivo, a proposta é ampliar e aumentar a produção.

O prefeito Antônio de Anízio explicou que desde que assumiu a gestão vem se articulando com parceiros institucionais visando a diversificação na agricultura familiar. E a criação de peixes tem sido uma das prioridades, pois além de agregar renda, proporciona o alimento para a família. O secretário de Agricultura e Pesca, Luís Fabiano, informou que o município já distribuiu, entre junho de 2020 e março de 2021, mais de 200mil alevinos em diversas regiões rurais. A proposta é aumentar ainda mais, beneficiando as mais diversas comunidades rurais.

Itacaré é destaque no estado da Bahia como um dos municípios que mais investem na agricultura familiar, firmando parcerias e garantindo o apoio para as associações rurais. Em todo o município vem sendo desenvolvidos os mais diversos projetos e programas de diversificação de culturas e a piscicultura é um dos vetores que vem se destacando por garantir a comercialização e abastecimento, além de proporcionar lucratividade e segurança alimentar aos agricultores familiares.

COMPARTILHE