ITACARÉ: PREFEITURA VAI IMPLANTAR VIVEIRO MUNICIPAL DE MUDAS EM ÁGUA FRIA

Foto: Divulgação/PMI

A Prefeitura de Itacaré adquiriu uma área de seis hectares no distrito de Água Fria com o objetivo de implantar um viveiro de mudas frutíferas, ornamentais essências florestais a serem destinadas, posteriormente, à agricultura familiar, recuperação de nascentes e embelezamento dos parques e jardins do município.

A iniciativa é das secretarias da Agricultura e do Meio Ambiente, que pretendem estabelecer, no local, um Jardim Clonal, Banco de Sementes, Núcleo de Atividades em Capacitação Rural e experimentos na produção de diversas culturas, a exemplo de banana, mandioca, pimenta, pimenta do reino e frutíferas diversas.

O prefeito Antônio de Anízio afirmou que a iniciativa visa estimular a agricultura e o meio ambiente do município. De acordo com ele, é preciso ações práticas e que atendam, de forma imediata essas demandas, proporcionando o equilíbrio financeiro, social e ambiental através do desenvolvimento sustentável.

Os secretários de Agricultura, Luís Fabiano, de Meio Ambiente, Marcos Luedy, e de Administração, Marcos Vinicios, estiveram no local para acompanhar o início dos trabalhos de implantação do viveiro. Para o secretário da Agricultura, Luis Fabiano, o município vem se organizando e despontando no estado da Bahia como um dos que mais investem na agricultura familiar.

O Secretário de Administração, Marcos Vinicios, destacou que a Prefeitura de Itacaré vem trabalhando muito na conservação das estradas, no apoio à organização das associações rurais e na assistência técnica com foco na construção das cadeias produtivas, na comercialização e no crédito para os agricultores familiares.

Já o secretário de Meio Ambiente, Marcos Luedy afirmou que essa iniciativa é positiva em vários aspectos. “Teremos a formação de um banco de sementes destinadas à preservação das essências florestais, um viveiro com plantas ornamentais direcionado à recomposição das nossas praças, jardins e canteiros, além dos trabalhos de educação socioambiental que poderemos empreender em parceria com os agricultores familiares.”, complementou o secretário.

COMPARTILHE