ITACARÉ RECEBE UM NOVO LOTE DE VACINA PARA ACIMA DE 70 ANOS E QUILOMBOLAS

Foto: Divulgação

O município de Itaracé recebeu na manhã desta quarta-feira(24) mais um lote de vacina contra a Covid-19. E nesse novo lote serão beneficiados além dos idosos acima de 70 anos, os quilombolas e os pacientes que fazem tratamento de hemodiálise. Para definir os detalhes da vacinação dos quilombolas, a Prefeitura de Itacaré, através da Secretaria de Saúde, se reuniu com os representantes de cada comunidade. Em Itacaré existem atualmente seis comunidades reconhecidas como quilombola pela Fundação Palmares. Os idosos de Itacaré com idade acima de 70 anos devem se dirigir aos stands de vacinação montados pela Prefeitura na Praça São Miguel, na sede, e na praça principal do distrito de Taboquinhas para fazer o cadastro e já tomar a vacina contra o Covid-19. Os estandes funcionam de segunda a sexta-feira, das 9 às 12 horas. Para se cadastrar e ser vacinado é preciso que o idoso nessa faixa etária apresente o Cartão do SUS, RG, cartão de vacinação e comprovante de residência.

Os pacientes que fazem hemodiálise podem se dirigir aos estandes de vacinação, pois a lista com o cadastro já se encontra no local. E como parte de mais ação da Prefeitura para garantir um número maior de pacientes vacinados, serão colocados neste sábado pontos extras de vacinação nas feiras de Itacaré e do distrito de Taboquinhas. Mas é necessário que as pessoas estejam com o cartão do SUS e o RG. Já a vacinação dos quilombolas será marcada em cada comunidade, mediante envio de documento oficial constando a listagem das pessoas cadastradas que será enviada para a Secretaria de Saúde. As pessoas consideradas quilombolas deveram procurar o representante de cada comunidade para atualização cadastral.

E já nessa sexta-feira será realizada a vacinação das pessoas cadastradas e reconhecidas como quilombolas do Quilombo Urbano do Porto de Trás. Na próxima segunda-feira já está programado a vacinação do quilombo João Rodrigues. A Secretaria Municipal de Saúde informa que conforme ocorrer a entrega da documentação com o cadastro dos quilombolas a vacinação será realizada nas comunidades. Vale ressaltar que a vacinação ocorre mediante as doses disponíveis. O prefeito Antônio de Anízio ressaltou a importância dos idosos acima de 70 anos, quilombolas e pacientes que fazem hemodiálise procurarem imediatamente as unidades de saúde. “As vacinas já estão disponíveis para esse público alvo, mas vamos avançar ainda mais. Para isso é preciso que os idosos procurem imediatamente as unidades de saúde para o cadastro e compareçam aos stands para a vacinação”, ressaltou o prefeito.

COMPARTILHE