Ubaitaba Urgente

ITACARÉ ULTRAPASSA A MARCA DE 3.600 PESSOAS VACINADAS CONTRA A COVID

((Foto: Divulgação/Prefeitura de Itacaré))
((Foto: Divulgação/Prefeitura de Itacaré))

De acordo com o Boletim Epidemiológico divulgado nesta sexta-feira pela Secretaria Municipal de Saúde, 3.617 pessoas de Itacaré já foram vacinadas contra a Covid-19. E a vacinação continua sendo realizada pela Prefeitura de Itacaré, com o objetivo de imunizar cada vez mais pessoas contra o coronavírus. Nessa etapa estão sendo vacinadas pessoas com comorbidades acima de 40 anos, pacientes renais crônicos, portadores de Síndrome de Down, transplantados, gestantes e puérperas com comorbidades acima de 18 anos.

Também estão sendo vacinados os imunossuprimidos, que são pessoas convivendo com HIV, câncer em tratamento de quimioterapia ou radioterapia, pneumopatias crônicas graves, cardiopatias, obesidade mórbida, doença cérebro vascular, doença hepática crônica, hipertensão arterial severa, diabetes e anemia falciforme. As pessoas que fazem parte desses grupos devem apresentar o RG, relatório médico e cartão do SUS.

Também estão sendo vacinados em Itacaré os profissionais da educação acima de 40 anos, trabalhadores em segurança e salvamento acima de 40 anos e os servidores da limpeza pública. A vacinação está sendo realizada em Itacaré no Colégio Maria Benjamina, de segunda a sexta-feira, das 9 às 12 horas e das 13h30min às 15h30min, e no distrito de Taboquinhas, no Colégio Padre Edgard, das 9 às 14 horas. A Secretaria de Saúde informa que a vacina será liberada de acordo com a quantidade de doses disponíveis.

O prefeito de Itacaré, Antônio de Anízio, ressaltou a importância das pessoas que fazem parte desses grupos prioritários procurarem imediatamente os locais de vacinação para ficarem imunizados contra a Covid-19. Também falou da necessidade das pessoas que tomaram a primeira dose retornarem aos postos de vacinação como forma de garantir assim uma imunização mais eficaz contra a doença. De acordo com a equipe da Secretaria Municipal de Saúde, uma dose da vacina garante uma resposta imunológica menos eficaz do que a produzida após o efeito da segunda dose.