Uma união de entidades e instituições brasileiras e alemãs e de esforços tornou Itacaré, paraíso sul-baiano, livre do lixão. O marco foi comemorado com solenidade, no último final de semana, quando também foi celebrado aniversário de um ano da Estação de Transbordo e do Centro de Triagem e Econegócios (CTE), equipamentos que permitiram o início da coleta seletiva no município sul-baiano.
Após evento religioso, agentes ambientais da Cooperativa Vitória e outras pessoas envolvidas no Programa Lixão Nunca Mais receberam brindes. Também foram exibidos documentários sobre o fim do lixão da cidade.
A Estação de Transbordo e o Centro de Triagem e Econegócios, que integram o Projeto Lixão Nunca Mais, são considerados inovador que impulsiona o desenvolvimento sustentável e a preservação do meio ambiente, por meio de políticas públicas eficazes para a transformação da vida dos afetados diariamente pelo lixão do município.
Iniciativa da Prefeitura de Itacaré, o projeto contou com a parceria do Ministério de Desenvolvimento Regional (MDR), da agência alemã de cooperação técnica GIZ (Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit GmbH), do Sebrae, CVR Costa do Cacau, empresariado local e outros parceiros importantes.
Durante esse um ano foram promovidas série de ações coordenadas pelo Projeto ProteGEEr, contando com a participação ativa da Associação de Catadores Vitória, que teve como objetivo encerrar definitivamente as atividades no lixão, a implantação do Programa de Coleta Seletiva, o funcionamento da Estação de Transbordo e do Centro de Triagem e Econegócios, a recuperação da área degradada, a implementação da Educação Ambiental nas escolas e várias outras ações que têm transformado Itacaré numa referência regional e nacional nas questões socioambientais e econômicas.