Réu em vários processos na justiça por espalhar desinformações contra autoridades e personalidades na Bahia, principalmente no período da pandemia, o autônomo Ernando Peixoto decidiu aumentar a coleção de fake news. Desta vez, o homem gravou e publicou vídeos nas redes sociais com inverdades sobre a piscina natural da Praia da Ribeira, um dos pontos mais frequentados em Itacaré.
Ernando Peixoto, conforme a Assessoria de Comunicação do Município de Itacaré, esteve na piscina no dia de manutenção e limpeza e divulgou, incorretamente, que o esgoto de pousadas e hotéis estava sendo despejado, sem tratamento, no local. Para tentar transmitir credibilidade, filmou um minadouro de água como se fosse esgoto vazando.
Questionada pelo PIMENTA se a piscina da Praia da Ribeira é indicada para o banho de moradores e turistas, a Assessoria de Comunicação do município assegurou que não há contaminação da água e reforçou que o que houve foi o esvaziamento para limpeza do atrativo. A manutenção ocorre periodicamente.
É ACOSTUMADO A ESPALHAR FAKE NEWS
Não é a primeira vez que Ernando Peixoto usa as redes sociais para divulgar desinformações. Ele já foi acionado na justiça por espalhar fake news contra o ex-governador e hoje ministro da Casa Civil, Rui Costa, o ex-secretário estadual de Saúde Fábio Vilas-Boas e os senadores baianos Angelo Coronel e Otto Alencar. Ele acusou, sem provas, essas pessoas de articularem um esquema para entregar, sem licitação, o Hospital Espanhol ao Instituto Nacional de Tecnologia da Saúde (INTS).
Conhecido pela presença frequente nas manifestações, em Salvador, em apoio ao então presidente da República, Jair Bolsonaro, Ernando também espalhou mentiras de que Rui Costa estaria lhe perseguindo e cometido terrorismo contra comerciantes por ter exigido a adoção das medidas restritivas e protetivas de enfrentamento à pandemia do coronavírus.
Nas redes sociais, Ernando Peixoto fez inúmeras postagens e compartilhamentos contendo fotos e mensagens de apoio Bolsonaro, várias críticas ao então governador Rui Costa (PT) e postagens contra as medidas de combate ao coronavírus. O homem responde a diversos processos na justiça, como mostra o site do Poder Judiciário. (Matéria reproduzida do Pimenta Blog)