É assustador a real situação da saúde em Maraú, uma verdadeira herança maldita deixada pelo governo do ex-prefeito Pito. Para você ter uma idéia, as cinco ambulâncias existentes no município, que deveriam estar transportando pacientes para hospitais da Região, estão quebradas, sucateadas e abandonadas em oficinas mecânicas e no galpão da prefeitura. A Secretária Juliana Lemos Viana (foto), encontrou centenas de caixas de medicamentos vencidos que estavam guardados nos PSFs dos Distritos e na Farmacinha Popular, até no cemitério foram encontrados medicamentos escondidos em um tumulo.
Os medicamentos de uso contínuo que deveriam ter sido distribuídos para os doentes que durante quatro anos do governo Pito, procuraram a “Farmácia Popular” e não foram atendidos, serão incinerados nos próximos dias, graças à irresponsabilidade do ex-secretário de Saúde, Ernani Carvalho. De acordo com o coordenador da Saúde, José Raimundo, que fez uma vistoria em todos os PSFs do município, a situação da saúde em Maraú é precária e a secretária vai precisar de no mínimo um ano para recuperar veículos e equipamentos para o hospital e Postos de Saúde, tudo foi sucateado.
No local onde funciona a secretaria, foram encontrados vários computadores e impressoras danificadas e jogados em um banheiro velho. Os aparelhos de AR condicionados de algumas salas foram levados na calada da noite.
O hospital da cidade foi encontrado sem médico, medicamentos, vigilantes e até o oxigênio para ser usado em uma emergência, estavam vazios, o povo de Maraú sofreu nos últimos quatro anos”, disse Juliana Viana.
Redação: Ubaitaba Urgente