Maraú: Prefeita reúne esforços para recuperar estragos causados pelas chuvas
Prefeita tem lutado com sua equipe para colocar município em dia.

Gracinha Viana (PP), tem lutado com sua equipe para colocar município em dia.

Redação Ubaitaba Urgente

Diante da situação de calamidade causada pelas chuvas torrenciais na semana passada, a prefeita Gracinha e sua equipe estão unindo esforços numa verdadeira “força tarefa” para minimizar os impactos do incidente e buscar agilidade nas soluções. Os Secretários Municipais e Assessores estão coordenando grupos de trabalho para atender a todas as demandas que envolvem o desastre, desde acolhimento às famílias, levantamento dos prejuízos, acionamento dos órgãos competentes, até busca de alternativas imediatas que minimizem os danos à população. Diversas autoridades do Estado também se mobilizaram para prestar solidariedade e apoio ao município de Maraú.

A prefeita tem buscado ajuda do Estado e do Governo Federal para resolver a situação. Na esfera federal, a prefeita manteve contato com o Ministério dos Transportes, a Diretoria Geral do DNIT, o Ministério da Integração Social e a Secretaria Nacional da Defesa Civil. No âmbito estadual, Gracinha esteve pessoalmente nos dois últimos dias na Superintendência de Proteção e Defesa Civil do Estado da Bahia, na Superintendência Regional do DNIT, na Diretoria do DERBA e na Assembléia Legislativa da Bahia, onde acionou deputados.

De acordo com Gracinha, “as autoridades estão cientes do que está acontecendo em Maraú e estamos tendo respostas positivas dos órgãos acionados”. Após os contatos da prefeita, o DNIT optou por declarar “situação de emergência” para poder contratar imediatamente uma empresa para reparação do trecho afetado. Segundo informações do Engº Antônio Carlos Cruz de Oliveira (Chefe do Serviço de Engenharia da Superintendência Regional do DNIT), essa declaração pode possibilitar avançar os serviços e contratar empresa com especialidade em lidar com situações de emergência.

gracinha_viana

Prefeita Gracinha com o Eng° Antônio Cruz (Chefe do Serviço de Engenharia – DNIT/BA).

A prefeita também teve audiência com Dr. Saulo Pontes (Diretor do DERBA – Departamento de Infraestrutura de Transportes da Bahia) e com Sr. Salvador Brito (Coordenador Executivo da Defesa Civil da Bahia). Dr. Saulo, que ligou imediatamente pra Gracinha ao saber do desastre, buscou se informar com a prefeita sobre o trabalho que está sendo feito na BR 030. Na visita à Defesa Civil, Salvador Brito orientou sobre os procedimentos para o reconhecimento federal da situação de emergência.

Luiza (Assessora), Gracinha e Dr. Saulo Pontes (Diretor do DERBA).

Luiza (Assessora), Gracinha e Dr. Saulo Pontes (Diretor do DERBA).

Gracinha Viana e Salvador Brito (Superintendente de Proteção e Defesa Civil da Bahia).

Gracinha Viana e Salvador Brito (Superintendente de Proteção e Defesa Civil da Bahia).

O Ministério dos Transportes disse estar acompanhando o andamento das atividades e se colocou à disposição para interceder caso haja entraves no processo. O Ministério da Integração Social comunicou à prefeita que receberá apoio federal para atender a Maraú.

COMPARTILHE