PAU BRASIL – ÍNDIOS E FAZENDEIROS ENTRAM EM CONFRONTO

Do Bahia Noticias

Índios Pataxós hã-hã-hães e fazendeiros entraram em confronto neste sábado (21) na região do Rio Pardo, em Pau Brasil, no sul baiano. De acordo com reportagem do A Tarde, o cacique Nailton Muniz relatou que os fazendeiros retomaram a posse de duas fazendas durante a madrugada. Ele alega que foi usada violência na desocupação e pistoleiros teriam atirado contra os índios que ocupavam as terras desde o último domingo (15).

Alguns indígenas estariam desaparecidos desde a ação. Já os proprietários de terras acusam os índios de terem incendiado um caminhão que transportava trabalhadores por volta de 6h deste sábado. O cacique negou a acusação, mas alega que o veículo transportava homens armados. Agentes da Polícia Federal chegaram em Pau Brasil por volta de 10h30 deste sábado e conversaram com lideranças indígenas.

Em seguida, os policiais foram até as fazendas onde teria acontecido o confronto na madrugada. A PF apura ainda a denúncia de que o índio Ivanido dos Santos, de 29 anos, foi baleado quando pescava em uma represa de uma fazenda não ocupada.

COMPARTILHE