UBAITABA –LAGO FERNANDO LONA ATRAIA TURISTAS QUE PASSAM PELO MUNICÍPIO

Lago Fernando Lona/ Foto: Humberto Hugo

O Lago Fernando Lona em Ubaitaba já está sendo atração turística na região. Turistas procedentes de Ilhéus e outras cidades da região cacaueira estão sendo atraídos pelas belas belezas paisagísticas do Lago Fernando Lona em Ubaitaba. Com inauguração prevista  para o final deste mês, o lago Fernando Lona  vem se tornando um dos principais cartões postais da cidade.

O projeto elaborado pelo artista plástico e paisagista Augusto Brito Pontes teve por objetivo juntar o clássico ao contemporâneo.   Com um conjunto de sete pérgulas sendo três com quatro metros, colunatas retorcidas em concreto com captel com emadeiramento de sustentação para vegetação (trepadeira),  base central em banco de prancha única de madeira, com um par de estátuas laterais e vasos em concretos (tipos taças), sobre colunas revestidas, vem  chamando a atenção de dezenas de turistas que vistam a   cidade.

Fazendo parte do projeto de urbanização do Lago constam ainda quatro unidades do conjunto de pérgulas com onze metros cada, em madeira  com banco central com prancha única. Nas laterais, vasos em concreto nos jardins. Para todo o conjunto foi construído um passeio circular com forma orgânica no entorno do espelho d’água para Cooper. A iluminação em tons: o azul, verde e âmbar. Para cada pérgula e árvores foram direcionados refletores com vapor verde. Para o espelho d’água foi usado o vapor azul. Já no entorno foi usado o vapor metálico âmbar.

Também foi criado talude de vegetação na parte interna do espelho d’água, para maior valorização do projeto foi anexado jardins com diversos elementos. O lago é importante referência da história de Ubaitaba, pois homenageia um dos seus filhos mais ilustres – o cantor e compositor Fernando Lona.

Texto e Foto: Jornal Tribuna da Região

COMPARTILHE