UBAITABA FM PROMOVE RESGATE CULTURAL

O Prefeito Alexandre Almeida prestigiou a programação cultural da Ubaitaba FM

A Ascom – Associação Comunitária de Comunicação e Cultura de Ubaitaba, entidade gestora da rádio comunitária Ubaitaba FM, está promovendo o resgate musical e literário de escritores e artistas ubaitabenses. A entidade já promoveu a reedição de cinco livros de literatura de cordel de Antonio Pereira Filho – ou “Pereira Júnior –  O Trovador Apóstolo. Natural de Casa Nova, no sertão baiano, mas radicado a maior parte da sua vida – nascido em 04/09/1907 e falecido em 17/04/1995 –  na cidade de Ubaitaba. Comerciante de artigos de couro, porcelanas de barro e outros artigos do sertão, e pequeno industrial (produzia sabão) , Pereira Júnior promoveu durante muitos anos em nosso município as festas da “Burrinha” e Terno de Reis e foi grande incentivador dos antigos carnavais, fabricando máscaras carnavalescas, organizando e apoiando os grupos participantes.

Pereira Júnior

Como cordelista, contemporâneo e amigo de Minelvino Francisco, a partir do início da década de 1950  produziu vários títulos, de boa qualidade, a exemplo de  “Como é Eleição no Brasil”, “O Casamento do Tabaréu”, “O Coça-Coça”, “O Amor é Assim” e “Um Crime no Sertão”, agora republicados com uma tiragem de 1.000 exemplares cada título, uma boa parte destes livros sido direcionada para os estudantes e professores da rede municipal de ensino. Os livros estão sendo vendidos a apenas R$ 1,00 cada, renda esta que servirá para reeditar mais cinco títulos do grande cordelista.

Fernando Lona

Na parte musical, foram reeditados  os CDs “Cidadão do Mundo” e “Alice no Reino Encantado”, do ubaitabense  Fernando Lona, vencedor do Festival Nacional da Canção de 1966, com a música “Porta Estandarte” –  além do CD “O Ùltimo Boêmio de Elias Tanure”, artistas já falecidos.

Elias Tanure

Nesta terça, dia 26 de julho, fazendo parte dos festejos de aniverário de Ubaitaba, a ASCOM lançou o CD intitulado “Tributo à Wandick Ferreira”, na voz de vários cantores regionais, com uma coletânea de 12 músicas compostas por Wandick Ferreira – velho compositor, comunicador e mestre de cerimônias ubaitabense, vencedor do I Festival da Canção de Ilhéus 1967, contendo inclusive as músicas premiadas, que sofreram nova mixagem.

Wandick Ferreira

 Já rodando na gráfica o livro “Memórias de Itapira”, do escritor ubaitabense Antonio Magno, contendo fotos, poemas e crônicas, cujo lançamento estava previsto para acontecer na semana de aniversário da cidade de Ubaitaba (27/07) porém, por atrasos na impressão, só deverá ser lançado na segunda quinzena de agosto próximo. O livro promete ser um divisor de águas na cultura de Ubaitaba.

Desenho do cordelista lendo um livreto

O Projeto Resgate Cultural da Ubaitaba FM  é  coordenado pelo radialista Alberto Santos, fundador e  diretor de programação da emissora, e conta com o apoio da Secretaria Municipal de Educação de Ubaitaba e de várias empresas da cidade. Por: Alberto Santos

Comente pelo Facebook
COMPARTILHE