UBAITABA – LEUR JR. FELICITA UBAITABENSES PELO ANIVERSÁRIO DO MUNICÍPIO

A passagem do aniversário de 78 anos de emancipação político-administrativa de Ubaitaba, nesta terça-feira (27/07) foi lembrada pelo deputado Leur Lomanto Jr. (PMDB) na Assembleia Legislativa da Bahia. O peemedebista parabenizou a população e as autoridades do município pela importante data que consagrou Ubaitaba à categoria de cidade.

A região que inicialmente era habitada pelos índios tupiniquins e que teve no começo a denominação de Itapira foi alçada a condição de vila em 1931, tendo o nome de Ubaitaba conferido somente em 1933. Conforme pesquisas, o topônimo Ubaitaba resulta da reunião dos vocábulos indígena “ubá”, que significa canoa pequena “y”, rio, e “taba”, aldeia, cidade. O termo teria origem no transporte feito por canoas pequenas.

Felicitamos os ubaitabenses pelo aniversário da cidade. É com júbilo que saudamos essa data que recorda a história do município”, enfatizou Leur Lomanto Jr. O município distante a 450 km de Salvador e localizado na microrregião de Ilhéus-Itabuna é atualmente administrado pelo prefeito Alexandre Almeida.

De acordo com dados históricos, Ubaitaba formou-se a margem esquerda do rio das Contas, numa planície entre as colinas e o rio. Sua origem está relacionada a criação do Arraial de Faisqueira (1783), área que era destinada a extração de madeira, a cultura da cana de açúcar, dos cereais e do cacau.

(Por: Lílian Machado)

Comente pelo Facebook
COMPARTILHE