Ubaitaba Urgente

Maraú: Nilzete deixa Secretaria de Educação e faz “balanço positivo” de suas ações

Nilzete deixa Secretaria, mas continua no Governo.
Nilzete deixa Secretaria, mas continua no Governo.

Redação Ubaitaba Urgente

A professora Nilzete de Santana Santos fez um balanço positivo ao deixar a Secretária Municipal de Educação de Maraú, na última sexta feira (03/01). Nilzete assumiu a pasta no início de 2013, logo após a Prefeita Gracinha Viana (PP), ter tomado posse e nomeado todos os secretários. Entre os trabalhos realizados pela ex -secretaria Nilzete Santos, está a realização da Jornada Pedagógica, adesão a projetos e programas dos governos Estadual e Federal, Conferência Municipal de educação, Capacitação para professores, Implantação do CEI – Centro de Educação Inclusiva, reforma de várias escolas no município e investimentos na cultura e no esporte. Para deixar o cargo Nilzete disse estar cansada. “O município é difícil de administrar além de ser muito extenso, 62 (sessenta e duas) das nossas escolas ficam situadas na zona rural  e Península o que torna a Educação uma verdadeira maratona, disse Nilzete. Ela aproveitou e agradeceu o apoio e empenho da prefeita Gracinha. Leia na integra o Relatório completo das atividades executadas pela ex-secretaria Nilzete Santos no primeiro ano de governo: Maraú Rumo ao Progresso.

RELATÓRIO DE ENCERRAMENTO DAS ATIVIDADES DA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DE MARAÚ

Após a Prefeita Gracinha ter tomado posse e nomeado todos os secretários, montamos a equipe de trabalho da Secretaria de Educação e partimos para o levantamento das estruturas físicas das escolas com o propósito de organizar os espaços e dessa forma conduzir a Educação de modo que conseguíssemos fazer uma educação de qualidade a qual falamos durante a campanha e que continua sendo meta da Prefeita. Logo após a vistoria das escolas reorganizamos os núcleos para que todos ficassem com a mesma quantidade de alunos e assim fosse possível um melhor acompanhamento por parte da direção e coordenação pedagógica.

Organizamos e realizamos a Jornada Pedagógica.

Aderimos projetos e programas propostos pelos governos Estadual e Federal;

Conferência Municipal de educação;

Capacitação para professores;

PARFOR;

Formação pela escola;

PACTO Nacional e Estadual;

Implantação do CEI – Centro de Educação Inclusiva.

Contratamos uma nutricionista que desenvolveu um cardápio diferenciado e de qualidade, e aí nos deparamos com os problemas. O gestor anterior não prestou contas do PNAE, PNATE, PETE, PDDE, CAMINHO DA ESCOLA o que inviabilizou quase por completo o desenvolvimento da Educação.

Trabalhamos com o censo com muita responsabilidade, matriculamos em média 1000 (mil) alunos a mais que a gestão anterior, informamos todos os alunos transportados, quilombola, e  portadores de deficiências, prevendo um aumento considerável no Fundeb para 2014.

Reestruturamos o CME- Conselho Municipal de Educação e o CAE- Conselho da Merenda Escolar e organizamos a casa dos conselhos, os mesmos não funcionavam.

Fizemos o acompanhamento do Plano Municipal de Educação e Plano de Cargos e Salários, só não imaginávamos que o mesmo não tinha sido feita a viabilidade financeira, comprometendo totalmente o desenvolvimento das ações propostas, dando margem a partir daí a um impasse muito grande na educação do município, desencadeando greves e paralisações. Em consequência atrasamos o pagamento do transporte escolar e da folha, esta já comprometendo quase todo o recurso do FUNDEB.

 Medidas emergenciais foram tomadas para conseguir um ajuste e colocarmos a educação no trilho e ainda assim, continua difícil porque não tem previsão de aumento no valor aluno/ano, será feito o reordenamento da rede para que todos os excedentes da Sede, Ibiaçu e Piabanha supram a necessidade da Zona Rural e Península, além disso, todos sabem que é preciso construir um Plano de Carreira justo, dentro da realidade do município.

 Apesar dos problemas fomos cumprindo as metas propostas como:

  • Conseguimos aderir o programa Mais Educação para 20 (vinte) escolas do município.
  • Compramos todo o material para acessibilidade e reforma das escolas do campo que estavam em disponibilidade.
  • Encaminhamos a representação da falta de prestação de contas do Programa Caminho da Escola e dessa forma conseguimos comprar 05 (cinco) ônibus.
  • Buscamos junto ao Governo Federal construções importantes como:
  • A Creche do Distrito de Ibiaçu – Início de obras janeiro 2014 – parcela liberada
  • A Quadra poliesportiva para o povoado de Barra Grande – Já empenhada
  • Uma Escola para o povoado do Empata Viagem com 06 (seis) salas de aulas
  • Uma Escola para o Distrito de Ibiaçu com 12 (doze) salas de aulas – em análise do Ministério da Educação.
  • Uma Quadra para o distrito de Piabanha.

Governo Estadual

Uma escola de Educação Infantil para o povoado de Barra Grande;

Doação de um veículo traçado para atender as escolas da zona rural. (aguardando liberação)

Ainda para 2014:

Criação do PACTO municipal – 4º e 5º Ano (iniciativa própria)

Reforma das escolas com recursos do PDDE e Recursos Próprios:

  • Escola Municipal Getúlio Vargas
  • Escola Municipal Manoel Hemetério
  • Colégio Municipal Dr. Antenor Lemos
  • Escola Municipal Nossa Senhora da Conceição
  • Escola Municipal Rui Barbosa
  • Colégio Municipal Maria Amélia Genê Pirajá
  • Escola Municipal Vitório Magalhães

Pintura e pequenos reparos das demais com recursos próprios (dentro das possibilidades).

Temos ainda várias construções previstas para este ano através do PAR.

Investimos o que nos foi permitido na cultura e no esporte.

O ano de 2013 foi muito difícil em todos os sentidos e apesar de enfrentarmos todos os problemas terminamos o ano de cabeça erguida, pois, tudo que fizemos foi tentando acertar. Hoje me sinto cansada para continuar essa luta, o município é difícil de administrar além de ser muito extenso, 62 (sessenta e duas) das nossas escolas ficam situadas na zona rural  e Península o que torna a Educação uma verdadeira maratona.

No entanto, não teria conseguido esse trabalho se não fosse o empenho de toda a equipe da Secretaria que me apoiou e acompanhou desde o dia 02/01/2013 a qual fico muito grata.

Agradeço à Prefeita Gracinha pelo apoio e confiança, e aos colegas Secretários pelo companheirismo e atenção.

Enfim, mesmo afastada da Secretaria Municipal de Educação continuarei colaborando e buscando uma Educação de qualidade para o  município, afinal   essa é a nossa meta.

                                                 Maraú, 04 de janeiro de 2014

Nilzete de Santana Santos – Secretária Municipal de Educação