Ubaitaba Urgente

Jerônimo cresce em aprovação, mas segue atrás de ACM Neto para 2026, aponta pesquisa

Crédito: João Valadares/ALBA/Assessoria
Crédito: João Valadares/ALBA/Assessoria

Mesmo com alta aprovação popular, o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), aparece em segundo lugar nas intenções de voto para as eleições de 2026. É o que revela a pesquisa Genial/Quest, divulgada nesta quinta-feira (27).

De acordo com o levantamento, Jerônimo tem 61% de aprovação entre os eleitores baianos, um crescimento de sete pontos percentuais desde dezembro de 2024. No entanto, ele registra 38% dos interesses de voto, ficando atrás do ex-prefeito de Salvador, ACM Neto (União Brasil), que lidera com 42%.

A pesquisa reuniu 1,2 mil pessoas com 16 anos ou mais entre os dias 19 e 23 de fevereiro. A margem de erro é de três pontos percentuais, e o nível de confiança é de 95%. (Redação: Jackson Cristiano/Ubaitaba Urgente)

EDUCAÇÃO COM AFETO: Ibirapitanga realiza abertura da Jornada Pedagógica 2025

Crédito: Eduardo Freire/Prefeitura de Ibirapitanga
Crédito: Eduardo Freire/Prefeitura de Ibirapitanga

A Prefeitura de Ibirapitanga deu início, nesta terça-feira (25), à Jornada Pedagógica 2025, no Clube Lítero. Com o tema “Educar é Cuidar: o afeto na ressignificação das relações pessoais, interpessoais e com o meio”, o evento marca o início do planejamento educacional do ano letivo, que começa no dia 10 de março. A jornada seguirá nas unidades escolares até sexta-feira (28), promovendo debates e formações para os profissionais da educação.

A cerimônia de abertura contou com apresentações artísticas emocionantes. Os cantores Uérico e Ana receberam os participantes com um momento musical especial. Na sequência, um vídeo de acolhimento introduziu o tema central da jornada. A declamação de “O Grito dos Quase Humanos”, por Aiala Freitas, e as apresentações musicais de Rebeca Freitas e do grupo de jovens evangélicos de Itamarati trouxeram ainda mais sensibilidade e emoção ao evento.

Comprometida com uma educação de qualidade, a gestão municipal, por meio do Governo Trabalhando e Cuidando de Gente, reforçou sua valorização dos educadores e a construção coletiva do ensino no município. A mesa solene foi composta pelo prefeito Jé Assunção, a primeira-dama Lucélia Barbosa, a vice-prefeita Val de Gude, a secretária de Educação Soraia Santos, a secretária de Administração Tatiane Mota, o presidente da Câmara de Vereadores Everaldo Santana, o presidente do Conselho Municipal de Educação Antônio José, a vice-presidente da APLB Neuma Lima e a diretora do NTE-06 Josélia Santos.

Crédito: Eduardo Freire/Prefeitura de Ibirapitanga
Crédito: Eduardo Freire/Prefeitura de Ibirapitanga

Durante os pronunciamentos, Josélia Santos reafirmou a parceria entre o Estado e o município: “Seguiremos juntos para fortalecer a educação pública de qualidade, garantindo suporte ao município, aos professores e alunos”. A secretária de Administração, Tatiane Mota, destacou a valorização do magistério: “Educação de qualidade se faz com professores valorizados, com diálogo constante e acolhimento de suas demandas, porque, como disse Paulo Freire, ‘sem educação, sem professor, a sociedade não muda!'”.

A secretária de Educação, Soraia Santos, ressaltou a importância do compromisso com a categoria e anunciou novas conquistas para os profissionais e alunos, como o reajuste salarial, o lançamento do Bolsa EJA e a entrega de novos uniformes gratuitos para estudantes do COLL, Escola Creche Silzuíta Mimoso e Escola de Tempo Integral Ademária Ribeiro de Andrade. A vice-prefeita Val de Gude parabenizou os educadores e reforçou: *A educação é a base de uma sociedade mais justa e igualitária, e cada profissional aqui presente é essencial nesse processo”.

O prefeito Jé Assunção*encerrou os discursos reafirmando seu compromisso com a categoria: “Nossa gestão está ao lado de cada profissional da educação. Queremos fortalecer a estrutura das escolas e oferecer melhores condições de trabalho, porque nosso compromisso é com cada um dos 25 mil munícipes de Ibirapitanga”.

A programação da Jornada Pedagógica seguiu com as palestras, abordando temáticas essenciais para a construção de um ensino mais humanizado. Entre os convidados, o comunicólogo e o mestre em linguística avançada Léo Costa, a psicopedagoga Vera Pestana, a neuropsicopedagoga Silvana Miranda, a psicopedagoga Calila Meira e a psicóloga Thamires Lima compartilham reflexões sobre afeto, inclusão, educação antirracista e desenvolvimento socioemocional.

ACM Neto pode mudar de estratégia e focar na Câmara dos Deputados antes de disputar a Prefeitura de Salvador

ACM Neto I Foto: Reprodução
ACM Neto I Foto: Reprodução

O ex-prefeito de Salvador, ACM Neto, pode estar redesenhando seu futuro político após perder o apoio de prefeitos do interior da Bahia. Segundo a coluna Vixe!, do portal Muita Informação, Neto está disponível para abrir mão da disputa pelo governo do estado em 2026 para concorrer a deputado federal.

A estratégia teria como objetivo fortalecer a bancada baiana do União Brasil na Câmara, ampliando sua influência política. No entanto, o movimento pode ser apenas um passo para um plano maior: segundo o site, ele deixaria o mandato dois anos depois para disputar novamente a prefeitura de Salvador em 2028.

Caso a articulação seja confirmada, ACM Neto tiraria do PDT e a atual vice-prefeita Ana Paula Matos a chance de concorrer à sucessão do prefeito Bruno Reis. A missão reforça a intenção de Neto de se manter como protagonista na política baiana, ajustando seus planos para garantir espaço e poder nas próximas eleições. (Redação: Jackson Cristiano/Ubaitaba Urgente)

A SUCURI ENGOLIU? Catador desaparece no Córrego de Salvador; testemunha relata ataque de sucuri

Testemunhas dizem que homem foi engolido por sucuri I Crédito: Alô Juca
Testemunhas dizem que homem foi engolido por sucuri I Crédito: Alô Juca

Um catador de materiais recicláveis ​​desapareceu na tarde de terça-feira (25) ao tentar recolher itens em um córrego no bairro de Cajazeiras VI, em Salvador. Marcos Jesus de Oliveira, de 48 anos, foi visto pela última vez no local, que acumula grande quantidade de resíduos, enquanto trabalhava ao lado de um colega.

Segundo informações preliminares, Marcos teria retornado ao córrego para buscar um objeto esquecido quando foi atacado por uma sucuri e puxado para dentro da água. O Corpo de Bombeiros iniciou buscas ainda na terça-feira e, até a manhã desta quarta (26), o catador não havia sido localizado.

Apesar do relato da testemunha, os bombeiros não confirmaram a versão do ataque da serpente e afirmam que as denúncias do desaparecimento ainda são desconhecidas. As buscas continuam no local. (Redação: Jackson Cristiano/Ubaitaba Urgente)

Uruçuca: Carnaval do Povo em Serra Grande terá atrações nacionais, regionais e talentos da terra

Crédito: Ascom/Prefeitura de Uruçuca
Crédito: Ascom/Prefeitura de Uruçuca

Serão quatro dias inesquecíveis no coração da Costa do Cacau. O Carnaval do Povo em Serra Grande vem aí com muita música, harmonia, e uma energia contagiante, em meio à natureza exuberante da vila. De 01 a 04 de março, nativos e turistas vão cantar, dançar e se encantar na Praça Pedro Gomes com muita música para todos os gostos, com atrações nacionais, regionais e o talento dos músicos da terra.

Crédito: Ascom/Prefeitura de Uruçuca
Crédito: Ascom/Prefeitura de Uruçuca

O Carnaval do Povo promove também os desfiles de blocos animados que vão encher as ruas de alegria e tradição. A prefeitura de Uruçuca preparou uma grande festa, com muita segurança e conforto em um cenário paradisíaco, onde a folia se mistura com o mar, a cultura e a natureza. Dentre as atrações confirmadas estão: Pierre Onassis, Raneychas Mambolada, Netto Brito, Larissa Gomes, Kauã Araújo,1 milhão, Oz Polêmicos, Ivan Clipes e Banda Black’alt.

Filho matou pai após ele se recusar a dar dinheiro para jovem curtir Carnaval

Crime aconteceu em prédio na Vila Laura I Crédito: Wendel de Novais/CORREIO
Crime aconteceu em prédio na Vila Laura I Crédito: Wendel de Novais/CORREIO

Um homem de 25 anos foi preso em flagrante pela 58ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM) na noite desta terça-feira (25), em Salvador, após matar o próprio pai e ferir a mãe com uma chave de fenda. O crime ocorreu em um apartamento do Edifício Lídia, na Rua Armando Tavares, localidade de Xurupita, no bairro Vila Laura.

A vítima fatal foi identificada como Luís Sandoval. A esposa dele, Milena Paula, de 49 anos, ficou ferida, recebeu atendimento de uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).

Testemunhas relataram que o suspeito, identificado como Prince, teria discutido com os pais e pedido dinheiro antes do ataque. Moradores da região ouviram gritos vindos do apartamento. Segundo vizinhos e pessoas próximas à família, Prince apresentava transtornos psicológicos.

Após o crime, a irmã do suspeito chegou ao local e conversou com ele antes da chegada da polícia. Prince foi encaminhado sob custódia para o Hospital Geral do Estado (HGE). O Departamento de Polícia Técnica (DPT) removeu o corpo de Luís Sandoval para o Instituto Médico Legal (IML) de Salvador. (Com informações do Bahia Notícias)

Aumento de roubos de cargas na BR-101 assusta caminhoneiros em Ubaitaba

Crédito: Ubaitaba Urgente
Crédito: Ubaitaba Urgente

A BR-101, especialmente no trecho que corta o município de Ubaitaba, tem se tornado um verdadeiro pesadelo para caminhoneiros devido ao crescente número de roubos de cargas. Nos últimos dias, pelo menos três casos foram registrados, todos ocorrendo após falhas mecânicas nos veículos. Até o momento, ninguém foi preso.

O caso mais recente aconteceu no último domingo (23), por volta das 15h, em plena luz do dia, um caminhão carregado com pacotes de macarrão e biscoito apresentou defeito no trevo de Ubatã. Enquanto o motorista saiu em busca de socorro, a carga foi completamente roubada.

Já no início da semana passada, um caminhão que transportava um container carregado com pó de cacau, saindo de Ilhéus com destino a Salvador, apresentou defeito e precisou parar nas imediações da Polpa de Frutas, entre Ubaitaba e o Trevo de Ubatã por volta da meia-noite. Aproveitando-se da situação, criminosos armados arrombaram o container e levaram uma grande parte da mercadoria sem que nenhuma autoridade impedisse a ação.

Outro episódio ocorreu recentemente próximo à Fazenda Santa Cruz, após Aurelino Leal, no sentido Itabuna. Um caminhão carregado com ovos teve problemas mecânicos na correia do alternador, e toda a carga foi saqueada por criminosos.

Apesar da gravidade da situação, a Polícia Civil de Ubaitaba, sob o comando do delegado Adelino Loyola, ainda não conseguiu prender os responsáveis. O clima de insegurança na BR-101 preocupa caminhoneiros, que cobram providências urgentes das autoridades para conter a onda de assaltos. (Redação: Ubaitaba Urgente)

Doença desconhecida mata mais de 50 pessoas em parte do Congo em poucas horas

Doença desconhecida mata mais de 50 pessoas em parte do Congo em poucas horas
Foto: Reprodução

Uma doença desconhecida já causou 53 mortes na República Democrática do Congo, com um avanço rápido: a maioria das vítimas morreu 48 horas após os primeiros sintomas. O surto começou na cidade de Boloko, onde três crianças faleceram após comerem um morcego.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) alerta que surtos de doenças transmitidas de animais para humanos aumentaram mais de 60% na última década na África. Testes já descartaram Ebola e outras febres hemorrágicas, mas algumas amostras deram positivas para malária. A doença segue sem diagnóstico confirmado, enquanto as autoridades investigam a origem do surto. Veja detalhes completos no G1

Ibirapitanga: Prefeito Jé Assunção reafirma compromisso e sanciona lei que reajusta salários dos professores e apoio escolar

Crédito: Eduardo Freire/Divulgação
Crédito: Eduardo Freire/Divulgação

O prefeito de Ibirapitanga, Jé Assunção, acompanhado da primeira-dama, Lucélia Barbosa, da vice-prefeita, Val de Gude e a secretária de educação, Soraia Santos, sancionou na tarde desta terça-feira (25), a Lei Nº 1.219/2025, que concede reajuste salarial de 6,27% aos servidores ocupantes de cargos do Magistério e do grupo ocupacional de apoio técnico-administrativo e infraestrutura escolar do município. A lei foi aprovada em sessão extraordinária realizada, na Câmara de Vereadores e passou a valer imediatamente após a sanção.

O reajuste tem efeito retroativo a 1º de janeiro de 2025 e atende à Portaria Interministerial 13/2024, publicada pelos Ministérios da Educação (MEC) e da Economia, que definiu o aumento do piso salarial da categoria.

O prefeito Jé Assunção reafirmou seu compromisso com os profissionais da educação e destacou a importância da valorização da categoria. “Desde o início da gestão, temos trabalhado para garantir direitos aos servidores. Já asseguramos o pagamento do terço de férias, hoje sancionamos o reajuste e, futuramente, cumpriremos também com os precatórios. Nosso compromisso é com a nossa gente, para que tenhamos uma educação fortalecida e servidores valorizados”, afirmou.

Ubaitaba: Vereador Claudio Bidu solicita mais médicos especialistas para o Hospital São Vicente de Paulo

Claudio Bidu I Crédito: Câmara Municipal de Vereadores
Claudio Bidu I Crédito: Câmara Municipal de Vereadores

O professor e vereador Claudio Bidu solicitou ao deputado federal Paulo Magalhães e ao diretor do Hospital São Vicente de Paulo (HSVP), Edvan Argolo, a ampliação do quadro de médicos especialistas na unidade de saúde.

A demanda inclui cardiologistas, pediatras, ortopedistas e ginecologistas. Segundo Claudio, a medida é essencial para garantir um atendimento digno à população que depende do Sistema Único de Saúde (SUS).

“É muito importante atender quem precisa e não tem condições de pagar uma consulta com um especialista”, destacou o vereador. A solicitação busca fortalecer a estrutura do HSVP e minimizar a carência de atendimentos especializados na região. (Redação: Jackson Cristiano/Ubaitaba Urgente)

Ubaitaba: Gracinha se reúne com representantes da Coelba e cobra fim das oscilações de energia no município

Crédito: Ascom/Ubaitaba
Crédito: Ascom/Ubaitaba

A prefeita Gracinha Viana (Avante) se reuniu, na tarde desta terça-feira, 25, com representantes da Neoenergia/Coelba para discutir as constantes oscilações de energia no município de Ubaitaba. O problema tem motivado reclamações constantes por parte da comunidade e há relatos de prejuízos causados em aparelhos eletroeletrônicos. Na reunião, realizada na Prefeitura de Ubaitaba, a gestora ouviu atentamente as ponderações realizadas pelos representantes da Coelba e reafirmou a importância de sanar o problema.

Crédito: Ascom/Ubaitaba
Crédito: Ascom/Ubaitaba

Ficou definido que inicialmente será realizado um levantamento de dados para realizar um estudo das oscilações de energia. Na sequência, conforme Gracinha, a Coelba se responsabilizou também em fazer uma análise de cargas, que servirá como instrumento para fazer as adequações necessários para melhoramento da rede. “É uma demanda importante e por isso mesmo nos reunimos com a Coelba. Saímos satisfeitos da reunião e acompanharemos os próximos passos”, destacou a gestora.

Ipiaú: Polícia Civil encontra veículo utilizado no assassinato da advogada Gal Barbosa

Crédito: Site Giro em Ipiaú
Crédito: Site Giro em Ipiaú

A Polícia Civil localizou na manhã desta terça-feira (25) o veículo utilizado pelos criminosos na execução da advogada criminalista Dra. Gal Barbosa, morta na madrugada de segunda-feira (24) após ter sua residência invadida. O carro foi encontrado queimado às margens de uma estrada no povoado de Tesourinhas, zona rural de Ibirataia, município vizinho a Ipiaú.

O veículo passará por perícia. A Polícia Civil segue com as investigações para identificar os responsáveis e esclarecer a motivação do crime, que chocou Ipiaú e repercutiu em todo o estado. Dra. Gal era uma profissional conhecida na região e atuava em casos criminais. Segundo as informações preliminares, os criminosos invadiram sua casa, no bairro Aparecida, durante a madrugada.

A advogada ainda tentou fugir, mas foi alcançada ao lado de um carro numa casa vizinha e executada a tiros de pistola e fuzil. A brutalidade do crime causou grande comoção entre colegas de profissão, autoridades e a população local.

A Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Bahia (OAB-BA) lamentou profundamente o assassinato e cobrou celeridade nas investigações, solicitando à Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) prioridade no caso. (Com informações do Giro em Ipiaú)

AVISO DE PERIGO: Inmet emite alerta de chuvas intensas para 17 estados; veja áreas afetadas

Crédito: Paulo Pinto/Agência Brasil
Crédito: Paulo Pinto/Agência Brasil

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um novo alerta de chuvas intensas que deve atingir 17 estados brasileiros nesta terça-feira (25). A classificação é de perigo potencial – alerta amarelo – e o aviso está mantido até 10h de quarta-feira (26). A previsão é de chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia – a intensidade é considerada forte a partir de 25 mm/h – e ventos intensos (40-60km/h).

Há baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas. Os estados afetados são: Goiás, Minas Gerais, Pará, Paraná, Maranhão, Ceará, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Espírito Santo, Rondônia, Amazonas, Rio de Janeiro, Mato Grosso, Amapá, Piauí, Acre e Tocantins, além do Distrito Federal.

A Bahia não está na lista. A orientação é, em caso de rajadas de vento, não se abrigar debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas, e não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. O Inmet ainda recomenda que, se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia. Em caso de emergência, é possível obter mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e o Corpo de Bombeiros (telefone 193). (Com informações do CORREIO)

CONTRADIÇÃO: Prefeitura de Ilhéus gasta mais de R$ 20 milhões em 60 dias

Valderico Júnior I Crédito: Ilhéus.Net
Valderico Júnior I Crédito: Ilhéus.Net

Postos de saúde sem medicamentos, infraestrutura urbana precária e transporte público deficiente. Essas são algumas das queixas da população de Ilhéus. A maior insatisfação é pelo fato do gasto da atual gestão do prefeito Valderico Júnior (União Brasil), que atinge os R$ 20 milhões e 300 mil reais em apenas 54 dias.

Entre os gastos contestados, contratos milionários como o de R$ 15.583.290,00 com a empresa ‘R Silva Santiago LTDA’, que tem o objetivo do fornecimento de gêneros alimentícios para a merenda escolar. Outra contrato questionado, foi o firmado por intermédio de inexigibilidade de licitação com a ‘Gradus Assessoria e Consultoria Contábil’, empresa de Salvador, no de R$ 996.000,00, para assessoria em contabilidade, planejamento e orçamento para a Prefeitura.

“Com tanto gasto alto, e as unidades de saúde sem medicações, ambulâncias quebradas e escolas com péssima infraestrutura”, disse um morador que não quis se identificar. Além destes contratos, foram feitos gastos no valor de R$ 1 milhão, quinhentos e noventa mil em combustíveis, e de R$ 1 milhão, duzentos e sessenta mil para serviços advocatícios.

“O prefeito não valoriza as empresas locais, já que os contratos são todos com empresas de Salvador, Eunápolis, Camaçari e Lauro de Freitas. A reportagem do jornal A Tarde ligou para os números fornecidos pela gestão municipal, e as ligações não foram atendidas.

Três jovens são assassinados na zona rural de Riachão do Jacuípe

Paulo Eduardo, Kaíque Silva e Eric Mendes.
Paulo Eduardo, Kaíque Silva e Eric Mendes.

Três jovens foram mortos em menos de seis horas na zona rural de Riachão do Jacuípe, nesta segunda-feira (24). O primeiro caso ocorreu às 7h, na comunidade de Pilões, onde Eric Mendes Leão, 16 anos, foi encontrado com uma perfuração no pescoço.

No início da tarde, Paulo Eduardo Vieira de Jesus, 23, e Kaíque Silva Oliveira, 22, foram assassinados a tiros na Fazenda Saquinho. Ambos tinham passagens por tráfico. A polícia investiga os crimes e busca identificar os autores. Até o momento, ninguém foi preso. (Redação: Jackson Cristiano/Ubaitaba Urgente)

Uruçuca: Prefeitura dialoga com associação de músicos visando oportunidades para a classe

Crédito: ASCOM/Prefeitura de Uruçuca
Crédito: ASCOM/Prefeitura de Uruçuca

A Prefeitura de Uruçuca realizou reunião com a Associação dos Músicos do município. O encontro teve como objetivo dialogar sobre iniciativas que valorizem os artistas locais, fortalecendo a cultura e promovendo oportunidades para a classe musical. Durante a reunião, foram discutidas ações voltadas para o incentivo à música na cidade, incluindo apoio a eventos, capacitações e novas políticas culturais.

Crédito: ASCOM/Prefeitura de Uruçuca
Crédito: ASCOM/Prefeitura de Uruçuca

A administração municipal reafirmou o seu compromisso com o desenvolvimento artístico e cultural de Uruçuca, reconhecendo o talento e a dedicação dos músicos locais. “A música é um pilar essencial para o crescimento da cultura, e a Prefeitura seguirá trabalhando para garantir mais espaço e reconhecimento para os artistas da terra”, explicou a prefeita Magnólia Barreto.

Ibirapitanga: Município recebe nova viatura para reforçar segurança pública

Ibirapitanga recebe nova viatura para Polícia Civil.
Ibirapitanga recebe nova viatura para Polícia Civil.

A segurança pública de Ibirapitanga ganhou um novo reforço, com a entrega de mais uma viatura para a Polícia Civil do município. O veículo foi entregue pelo governador Jerônimo Rodrigues ao prefeito Jé Assunção, na manhã desta segunda-feira (24), em um ato realizado no Parque de Exposições, em Salvador.

A cerimônia contou com a presença do deputado federal Neto Carletto, do deputado estadual Niltinho, do secretário de Segurança Pública, Marcelo Werner e do secretário municipal de Transporte e Segurança Pública, Daniel Macário. Durante o evento, o prefeito Jé Assunção destacou a importância do novo equipamento para o fortalecimento da segurança no município e celebrou com o coro, que em 2026 será Jé e Jero.

“Essa viatura representa mais segurança para a nossa população e melhores condições de trabalho para as nossas forças policiais. Agradeço ao governador Jerônimo Rodrigues e aos deputados Neto Carletto e Niltinho por essa conquista para Ibirapitanga. Em 2026 será Jé e Jero em Ibirapitanga”, afirmou.

Com essa nova viatura, a Polícia Civil de Ibirapitanga poderá atuar com mais eficiência no combate à criminalidade e na proteção dos cidadãos. A gestão trabalhando e cuidando de gente reforça o compromisso com a segurança pública municipal.

Bebê morre após se engasgar com caroço de pitomba em Araguanã, no Maranhão

Samuel morreu engasgado com caroço de uma pitomba.
Samuel morreu engasgado com caroço de uma pitomba.

Um bebê de quase dois anos, identificado como Samuel Gomes, faleceu na noite do último domingo (23) após se engasgar com o caroço de uma pitomba na cidade de Araguanã, a 348 km de São Luís. Segundo a Secretaria de Saúde do município, ele recebeu atendimento em um hospital local, mas precisou ser transferido para Zé Doca.

Crédito: Reprodução
Pitomba I Crédito: Reprodução

Minutos após dar entrada na unidade, Samuel não resistiu. A família relatou que o menino expeliu um caroço em casa, mas havia dúvida sobre um segundo. Exames no hospital descartaram obstrução, mas indicaram adenoide e amídalas aumentadas, possível agravante do quadro. (Redação: Jackson Cristiano/Ubaitaba Urgente)

Musa da escola de samba Boa Vista infarta e morre horas após desfilar no ES

Aline tinha 38 anos, e faleceu na tarde de domingo (23).
Aline tinha 38 anos, e faleceu na tarde de domingo (23).

A musa da Independente de Boa Vista, Aline Bianca, de 38 anos, faleceu na tarde deste domingo (23), poucas horas após brilhar na avenida durante o desfile da agremiação no Carnaval de Vitória. A empresária já estava em casa quando passou mal e precisou ser levada a um hospital particular na Grande Vitória. Apesar dos esforços médicos, ela sofreu um infarto e não resistiu.

Os desfiles do Grupo Especial tiveram início às 22h de sábado (22) e se estenderam até a manhã de domingo (23) no Sambão do Povo. A Independente de Boa Vista foi a sexta e penúltima escola a se apresentar, entrando na avenida às 5h28, com um espetáculo que durou 1h01. O presidente da escola, Emerson Xumbrega, lamentou profundamente a perda e destacou a personalidade alegre e bondosa de Aline.

Além de musa do carnaval, Aline Bianca era empresária do ramo da beleza e proprietária de um salão localizado no bairro Laranjeiras, na Serra. Ela e o esposo, Rafael Aquino, estavam nos preparativos para inaugurar um novo espaço do salão ainda no primeiro semestre deste ano. A assessoria da musa destacou sua trajetória de três anos desfilando no Carnaval de Vitória e o legado de amor, superação e beleza que ela deixa. Familiares e amigos estão consternados com a perda repentina. (Redação: Jackson Cristiano/Ubaitaba Urgente)

Ibirapitanga: Secretário de Agricultura realiza agenda institucional em Salvador para avançar em projetos para o município

Crédito: ASCOM/Ibirapitanga
Crédito: ASCOM/Ibirapitanga

O Secretário Municipal de Agricultura, Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente de Ibirapitanga, Iago Oliveira, acompanhado de seu assessor, Amauri Van Der Viere Filho, esteve em Salvador durante toda a semana para cumprir uma agenda de visitas institucionais. O objetivo das reuniões foi dialogar sobre projetos e parcerias que possam impulsionar o desenvolvimento rural sustentável, ampliar a segurança alimentar, fortalecer a política ambiental e avançar na universalização do saneamento básico do município.

A primeira reunião ocorreu na Superintendência de Inclusão e Segurança Alimentar (SISA), onde o secretário e sua equipe discutiram políticas públicas como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), Quintais Produtivos, Cozinhas Comunitárias e Cisternas. O encontro contou com a presença da superintendente Fernanda Silva e de técnicos como Fernando Pimentel, Adriano Sales, Ronilda Gomes e Júlio Campos, que reforçaram o compromisso com o desenvolvimento rural do município.

Outro ponto alto da agenda foi a visita à Secretaria de Meio Ambiente do Estado da Bahia (SEMA), onde Iago Oliveira se reuniu com Luana Pimentel Ribeiro, Diretora de Política e Planejamento Ambiental, e Marcelle Chamusca, Assessora Técnica.

Crédito: ASCOM/Ibirapitanga
Crédito: ASCOM/Ibirapitanga

O foco da reunião foi o fortalecimento da parceria em relação ao Programa Municipal de Pagamento por Serviços Ambientais, reafirmando o vínculo entre as instituições e garantindo avanços na preservação ambiental. A agenda também incluiu um encontro estratégico com Juvenal Maynart, Diretor-Geral da Agência Reguladora de Saneamento Básico do Estado da Bahia (AGERSA).

O objetivo foi discutir a ampliação da cobertura dos serviços de saneamento básico no município, garantindo avanços na universalização desses serviços essenciais. Na Embasa, Iago Oliveira e sua equipe se reuniram com Adelia, Assessora do Gabinete da Presidência, e Thania Karina, Engenheira Civil.

O principal tema abordado foi o esgotamento sanitário do projeto do lago, dentro das metas e planejamentos da Embasa, alinhando estratégias para melhorias no saneamento básico municipal. Finalizando a agenda, o secretário encontrou-se com Jorge Luis, um trader renomado internacionalmente, para discutir a valorização e verticalização da produção de cacau de Ibirapitanga, buscando fortalecer a comercialização e agregar valor à economia local.