Ubaitaba Urgente

Itacaré realiza carnaval antecipado em comemoração aos 293 anos do município

O evento acontecerá entre os dias 24 e 26 de janeiro
O evento acontecerá entre os dias 24 e 26 de janeiro.

A Prefeitura Municipal de Itacaré, com o apoio da Câmara Municipal e do Governo do Estado através da SUFOTUR E SETUR, convida a todos para o carnaval antecipado, em celebração aos 293 anos de emancipação política e administrativa de nossa cidade. O evento acontecerá entre os dias 24 e 26 de janeiro, com muita alegria, música e diversão.

Vale lembrar que a Prefeitura de Itacaré manteve o carnaval oficial entre os dias 28 de fevereiro e 04 de março, que também contará com atrações, blocos carnavalescos, caretas, apresentações culturais e muito mais para o público.

Venha celebrar conosco os 293 anos de história e tradição de Itacaré! Sua presença é fundamental para a grandiosidade deste evento, que promete reunir toda a comunidade e receber visitantes em um clima de confraternização e muita diversão.

Confira a programação completa abaixo:

Sexta-feira (24):

20h00 – Trio da Huanna
22h00 – Zalela
00h00 – La Fúria
—————————————
Sábado (25):

20h00 – Amassa
22h00 – Tiee
00h00 – Bonde do Andrezão
—————————————-
Domingo – Aniversário da Cidade (26):

5h00 – Alvorada
10h00 – Missa Solene
——————————————
Noite de Domingo:
20h00 – Seresta do Rasta
22h00 – Tony Sales
00h00 – Escandurras

Criança perde a vida após caminhão despencar de ribanceira na Bahia

Caminhão caiu de uma ribanceira em Senhor do Bonfim
Caminhão caiu de uma ribanceira em Senhor do Bonfim.

A Polícia Civil da Bahia (PCBA) registrou a morte de uma criança, de 12 anos, após um acidente envolvendo um caminhão, no norte do estado, no município de Senhor do Bonfim. A vítima fatal foi identificada pelas autoridades como José Lourenço dos Santos Silva. Ele estava no veículo acompanhado dos pais quando o motorista perdeu o controle da direção e caiu de uma ribanceira, numa estrada vicinal do povoado de Barroca do Faleiro.

O pai do jovem teve ferimentos leves e foi atendido na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Senhor do Bonfim. A mãe teve fraturas e precisou ser encaminhada para o Hospital de Petrolina. O acidente foi registrado na Delegacia Territorial de Senhor do Bonfim. A causa do acidente ainda será apurada. (Com informações da TV São Francisco)

Assaltantes de bancos e carros-fortes que atuavam na Bahia são mortos pela polícia

Crédito: Divulgação Alberto Maraux/ SSP
Crédito: Divulgação Alberto Maraux/ SSP

As polícias da Bahia, Minas Gerais, Tocantins, Pará e Mato Grosso localizaram três assaltantes de banco e de carros-fortes que atuavam nos cinco estados. A Operação Tolerância Zero interceptou os suspeitos no estado do Mato Grosso, nesta segunda-feira (20). Houve confronto, e o trio foi morto.

Ações de inteligência indicaram que os homens estariam escondidos na cidade de Confresa, planejando novos ataques contra instituições financeiras. Antônio Edilson Pessoa Galdino, Marcos Deley Soares Pereira e Frederico Bandeira Alencar, que, segundo a polícia, possuíam extensas fichas criminais, atiraram contra as equipes e acabaram feridos no confronto.

A Secretaria de Segurança Pública (SSP) da Bahia informou que os suspeitos foram socorridos, mas não resistiram aos ferimentos. Armas e munições foram apreendidas. Na Bahia, além de roubos contra instituições financeiras, os criminosos plantavam maconha em três propriedades na cidade de Irecê, no centro-norte do estado.

A Operação Canabis Goumert da Ficco Ilhéus, promovida em setembro de 2024, desmontou o esquema criminoso. Cerca de 15 toneladas de drogas foram destruídas na ocasião. Ações integradas continuam sendo realizadas pela Ficco Ilhéus e pelas polícias Militar, Federal, Civil e Rodoviária Federal da Bahia, Tocantins, Minas Gerais, Pará e Mato Grosso. (Com informações do Correio)

Prioridade do governo federal em 2025 é baratear os alimentos, diz Lula

Foto: Reprodução / Ricardo Stuckert / PR
Foto: Reprodução / Ricardo Stuckert / PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva definiu a redução de preços dos alimentos como uma das prioridades do Governo Federal para o ano de 2025. O tema foi ressaltado pelo presidente durante a primeira reunião ministerial do ano, nesta segunda-feira (20). Segundo o presidente, a equipe já vem aplicando políticas públicas voltadas ao tema, desde o início do mandato, no que chamou de “período de reconstituição de diversas pastas”. Desta vez, ele cobrou um esforço maior para avançar nas pautas já implementadas.

“Temos agora um tema muito importante, que é a reconstrução, a união e comida barata na mesa do trabalhador, porque os alimentos estão caros na mesa do trabalhador. Todos os ministros sabem que o alimento está caro. É uma tarefa nossa garantir que o alimento chegue na mesa do povo trabalhador, da dona da casa e do povo brasileiro em condições compatíveis com o salário que ganha”, disse o presidente.

Na mesma ocasião, o presidente comentou ainda sobre o combate a desinformação durante os próximos anos de Governo. Lula pediu a seus ministros que fiquem atentos para evitar dar argumentações a opositores que, segundo ele, já iniciaram campanha visando as eleições presidenciais do ano que vem.

“Daqui para frente, nenhum ministro vai poder fazer portaria que depois crie confusão, sem que essa portaria passe pela Presidência da República, por meio da Casa Civil”, disse.Ele afirma que as eleições de 2026 já começaram para seus adversários. “Basta ver a internet para perceber que eles já estão em campanha. E nós não podemos antecipar a campanha, porque temos de trabalhar para entregar ao povo aquilo que ele precisa”, disse o presidente. (As informações são da Agência Brasil.)

Maraú: Segunda noite da festa de São Sebastião contou com shows de Barra Samba, Psirico e Igor Kannário

Barra Samba foi uma das atrações da segunda noite.
Barra Samba foi uma das atrações da segunda noite.

Marauenses e turistas lotaram a sede de Maraú neste domingo (19), para aproveitar a segunda noite da tradicional Festa de São Sebastião. O evento, promovido pela Prefeitura Municipal, segue com uma programação diversificada e uma estrutura preparada para garantir momentos de alegria e devoção ao padroeiro da cidade. A festa, que começou no sábado (18), já se consolida como um dos maiores eventos do calendário local.

De acordo com o Subcomandante da 72ª CIPM, Capitão Rodrigo Luz, a segurança no circuito foi garantida por 35 policiais, duas guarnições da Rondesp e um sistema de videomonitoramento. “Graças a Deus a festa está tranquila, sem nenhuma ocorrência. Espero que o nosso povo continue com esse espírito festivo”, pontuou. O esquema de segurança eficiente tem sido um dos destaques do evento, assegurando conforto e tranquilidade para todos.

As atrações deste domingo incluíram Barra Samba, o cantor Igor Kannário e a banda Psirico, que levaram muita energia ao público presente. O vocalista do Psirico, Márcio Victor, expressou a felicidade de se apresentar em Maraú. “Eu fico feliz da vida. Hoje tive um dia incrível nesse paraíso, com essa energia maravilhosa. Pode ter certeza de que voltarei mais vezes”, declarou o cantor.

Já na segunda-feira (20), dia dedicado ao padroeiro São Sebastião, a festa contará com as apresentações de Matheus Borges, o forró e sertanejo de Seu Maxixe e o reggae de Edson e Isaque Gomes, encerrando a programação com chave de ouro.

Barro Preto: Idosa de 61 anos morre em grave acidente na BA-120

Acidente na BA-120, em Barro Preto.
Acidente na BA-120, em Barro Preto.

Um grave acidente de carro ocorrido na BA-120, em Barro Preto, no último sábado (18), provocou a morte de uma pessoa e deixou outras três feridas. Maria das Graças Almeida Santos, de 61 anos, que estava no veículo dirigido pelo técnico de manutenção de celular Clebson Batista, faleceu no local do acidente.

De acordo com relatos de testemunhas, o motorista perdeu o controle da direção, fazendo o carro rodar na pista e bater contra um barranco, e logo em seguida capotar. Além de Clebson Batista e Maria das Graças, outras duas pessoas também estavam no veículo. Os outros ocupantes foram identificados como Eliane Mendes e Edson Correia.

Os feridos foram socorridos para o Hospital de Base de Itabuna. Entre eles, Clebson Batista. O corpo de Maria das Graças Almeida Santos foi levado para o Departamento de Polícia Técnica de Itabuna. A polícia segue investigando as causas do acidente, que deixou a comunidade local abalada diante da perda. (Redação: Jackson Cristiano/Ubaitaba Urgente)

Ibirapitanga: Prefeitura abre matrículas para novos alunos nesta segunda (20)

Foto: Paula Fróes/
Foto: Paula Fróes

A Prefeitura de Ibirapitanga inicia, nesta segunda-feira (20), o período de matrículas para novos alunos da rede municipal de ensino. O prazo se estende até o dia 14 de fevereiro e contempla estudantes de todas as etapas da educação básica. As matrículas devem ser realizadas presencialmente nas escolas municipais, durante o horário de atendimento das unidades.

Os responsáveis pelos alunos precisam apresentar os seguintes documentos:

• Cópia do Histórico Escolar (transferência);
• Pasta do Aluno;
• Cópia da Cédula de Identidade ou Certidão de Registro Civil;
• 03 fotos 3×4 recentes;
• Cópia do comprovante de residência recente;
• Cópia do Cartão de Vacina atualizado (se houver);
• Cópia do Cartão do SUS;
• Cópia do comprovante do Bolsa Família, se for beneficiário;
• Contato telefônico do responsável pelo aluno (novos e da rede).

A Secretaria de Educação destacou a importância do processo de matrícula para organizar o ano letivo e garantir o acesso à educação. A gestão reforça que todos os documentos exigidos devem ser apresentados para que as inscrições sejam concluídas com sucesso.

Maraú: Município celebra primeira noite da Festa de São Sebastião 2025

Sinho Ferrari atrai multidão em evento I Foto: ASCOM
Sinho Ferrari atrai multidão em evento I Foto: ASCOM

A primeira noite da tradicional Festa de São Sebastião de Maraú 2025 aconteceu na noite deste sábado (18), na sede do município, e foi marcada por uma programação repleta de atrações musicais, muita animação e uma estrutura preparada para receber munícipes e turistas. O evento, que celebra o padroeiro da cidade, contou com a organização da Prefeitura e reuniu uma multidão para prestigiar a festa.

O prefeito de Maraú, Isravan Barcelos, celebrou o sucesso da noite, destacando os esforços para viabilizar um evento de grande porte em poucos dias de gestão. “Estamos começando com o pé direito. Foi um grande desafio, mas a experiência como gestor nos permitiu superar todas as dificuldades. Maraú merece uma festa como essa”, afirmou.

A festa de São Sebastião segue com grandes atrações.
Festa de São Sebastião segue com grandes atrações I Foto: ASCOM

Ao lado do vice-prefeito Paulinho, da primeira-dama Cleide Barcelos, de vereadores, incluindo o presidente da Câmara, Juran Maraú, e de todos os secretários municipais, o gestor acompanhou os festejos de perto. A programação musical da noite foi aberta às 21h com Dendê Samba, seguido por Lucas Love às 23h. A energia continuou com o show de Simone Morena, e o encerramento ficou por conta de Sinho Ferrari.

A segurança e o conforto do público foram prioridades, garantindo que todos pudessem aproveitar o evento com tranquilidade. A festa de São Sebastião segue neste domingo (19) e segunda-feira (20) com grandes atrações. Neste domingo, as bandas Barra Samba, Psirico e o cantor Igor Kannário prometem agitar o público. Já na segunda, a celebração continua com Matheus Rocha, Seu Maxixe e Édson e Isaque Gomes finalizando assim os festejos.

Ibirapitanga: Adolescente é morto e homem fica ferido em atentado no Bairro do Cigano

Caso é invetigado pela Polícia Civil
Caso é invetigado pela Polícia Civil.

Um adolescente identificado como como Harley Lima dos Santos, de 16 anos, foi executado a tiros na rua Santo Antônio, bairro do Cigano na tarde deste domingo, 19, em Ibirapitanga. O crime foi cometido dentro um bar e na mesma ação criminosa – um homem identificado como Juliano Ramos, de 24 anos, foi baleado e encaminhado para o Hospital Municipal Edvaldo Magalhães Nascimento.

Conforme informou a Polícia Civil, dois homens chegaram a bordo de um veículo, desceram e deflagraram diversos disparos. Após o crime, os suspeitos fugiram. Ainda de acordo com a Civil, o crime está ligado à disputa de facções pelo controle dos pontos de tráfico.

A vítima fatal, numa imagem postada numa rede social, faz um símbolo característico de uma determinada facção. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) foi acionado e expediu as guias de perícia e remoção do corpo. O delegado Rodrigo Fernando investigará o crime. (Com informações do Ubatã Notícias)

LUTO NA MÚSICA: Morre Rodolfo Fávero, “A Voz Bruta do Sertanejo”, aos 33 Anos

Rodolfo Fávero faleceu vítima de parada cardíaca.
Rodolfo Fávero faleceu vítima de parada cardíaca.

O cantorsertanejo Rodolfo Fávero, de 33 anos, faleceu no último sábado, 18, vítima de uma parada cardíaca. Conhecido como “a voz bruta do sertanejo”, Rodolfo conquistou fãs com sucessos como ‘Jeito de Caboclo’, ‘Namorada Raíz’ e ‘Seguindo Seus Passos’. A notícia foi confirmada por meio de uma publicação no perfil oficial do artista no Instagram: “É com pesar que comunicamos o falecimento de Rodolfo Fávero.”

Nos comentários, fãs expressaram tristeza e incredulidade: “Meus mais sinceros sentimentos”, comentou um. “Sem acreditar”, lamentou outro. De acordo com informações da revista Quem, o cantor foi internado no Hospital das Clínicas antes do falecimento, e uma autópsia está sendo realizada para aprofundar as causas da morte.

Uma espetaria que havia contratado o cantor para um show na mesma noite também prestou homenagem: “Hoje era para ter sido uma noite de muita música e momentos agradáveis com você cantando aqui, mas Deus te quis do lado dele. Vai em paz, Deus abençoe sua família, obrigada pelos momentos vividos aqui.”

A última postagem feita nas redes sociais do artista, em 7 de janeiro, mostrava a intensa agenda de shows, que incluía apresentações em Guariba, Taquaritinga, Monte Alto e Ribeirão Preto. (Com informações do A Tarde)

TRAGÉDIA NA BA-099: Família inteira morre em grave acidente com caminhão

Foto: Reprodução/Redes Sociais
Foto: Reprodução/Redes Sociais

Um grave acidente registrado no último sábado (18), na rodovia estadual BA-099, em Mata de São João, resultou na morte de quatro pessoas da mesma família. O acidente envolveu um caminhão e dois carros de passeio, deixando um cenário de destruição e luto.

As vítimas foram identificadas como Luan Costa Araújo, de 28 anos; Heitor Costa Santos, de apenas 2 anos; Elijan Larry Lima Santos, de 29 anos; e o bebê Lyan Costa Santos, de 9 meses. A família estava em um dos veículos atingidos pelo caminhão.

Foto: Reprodução/Redes Sociais
Foto: Reprodução/Redes Sociais

O motorista do caminhão, de 31 anos, foi preso em flagrante após a realização do teste do bafômetro, que confirmou a presença de teor alcoólico acima do permitido por lei. Ele agora enfrenta acusações de homicídio culposo.

As circunstâncias do acidente estão sendo investigadas pela polícia, mas as autoridades já destacaram a imprudência do motorista como um fator determinante para a tragédia. O caso reacendeu o alerta sobre os perigos da combinação de álcool e direção, além da necessidade de maior fiscalização nas estradas. (Redação: Jackson Cristiano/Ubaitaba Urgente)

Léo Batista, ícone do jornalismo, morre aos 92 anos neste domingo

Léo Batista - Foto: Estevam Avellar
Léo Batista – Foto: Estevam Avellar

O Brasil perdeu neste domingo (19) uma de suas maiores referências do jornalismo esportivo. Léo Batista, ícone da comunicação, faleceu aos 92 anos no Rio de Janeiro, vítima de complicações causadas por um tumor no pâncreas. Ele estava internado desde o dia 17 no Hospital Rios D’Or, em Jacarepaguá.

Com uma carreira de mais de 70 anos, Léo foi pioneiro no esporte, marcando gerações com sua presença em programas como Globo Esporte e Esporte Espetacular. Ele participou de 13 Copas do Mundo e foi homenageado recentemente com o documentário Léo Batista: A Voz Marcante.

Viúvo desde 2022, Léo deixa filhos, netos e um legado inigualável no jornalismo brasileiro. Detalhes sobre o velório ainda não foram divulgados. (Redação: Jackson Cristiano/Ubaitaba Urgente)

Queda de caminhão-pipa mata dois trabalhadores no Recôncavo Baiano

Queda de caminhão-pipa mata dois trabalhadores no Recôncavo Baiano
Foto: Divulgação/Polícia Civil

Neste domingo (19), dois trabalhadores perderam a vida após caírem dentro de um tanque de caminhão pipa que havia transportado sangue bovino. O caso ocorreu na município de Teodoro Sampaio, no recôncavo baiano, enquanto as vítimas trabalhavam em uma fábrica da região.

As vítimas foram identificadas como Ednaldo de Jesus Xavier, de 46 anos, e José Ginaldo da Cruz, de 45. Ambos chegaram a receber atendimento médico de uma ambulância local, mas não resistiram aos ferimentos, de acordo com informações do g1.

De acordo com a Polícia Civil da Bahia, o caso foi registrado como morte acidental e está sob investigação pela Delegacia Territorial de Santo Amaro. Os laudos do Departamento de Polícia Técnica (DPT) são aguardados para elucidar os detalhes do acidente.

Pastor morre e filho fica ferido em acidente entre caminhão e carroça em Vitória da Conquista

Foto: Reprodução / Achei Sudoeste
Foto: Reprodução / Achei Sudoeste

Um pastor da Igreja Assembleia de Deus morreu em um acidente envolvendo um caminhão e uma carroça no sábado (18), entre os municípios de Vitória da Conquista e Itambé, sudoeste da Bahia. Ele estava acompanhado do filho, de 12 anos, que sofreu ferimentos leves.

De acordo com informações do site Achei Sudoeste, o caminhão trafegava no sentido Itambé–Vitória da Conquista quando, ao fazer uma curva, colidiu na traseira da carroça em que estavam o pastor e o menino. O pastor morreu no local.

O filho foi socorrido e encaminhado ao Hospital Geral de Vitória da Conquista (HGVC), onde recebeu atendimento. O motorista do caminhão fugiu do local sem prestar socorro. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) realizou a perícia no local do acidente e a Polícia Civil investiga as circunstâncias do ocorrido.

ALERTA EM ITAPEBI: Usina Hidrelétrica pode aumentar vazão devido às chuvas intensas

(Crédito: Radar News)
(Crédito: Radar News)

O aumento na vazão da Usina Hidrelétrica de Itapebi, situado no sul da Bahia, tem gerado preocupação entre autoridades e moradores. De acordo com a prefeitura, a vazão pode chegar a 2 mil m³ por segundo, o que representa três vezes o volume habitual de 600 m³ por segundo.

A região do rio Jequitinhonha, onde se encontram várias casas de moradores, pode ser diretamente afetada. “Nossa preocupação é que o aumento do nível do rio cause alagamentos e danos maiores”, explica André Luiz Carvalho, responsável pela comunicação da prefeitura de Itapebi.

A Usina de Itapebi esclareceu que está atenta às condições climáticas e trabalha em parceria com as defesas civis municipais. “As previsões indicam que a vazão do rio pode ultrapassar 2.000 m³/s nos próximos dias. A operação é a fio d’água, o que significa que o volume de água que entra no reservatório é o mesmo que sai”, informou a nota oficial da usina.

Atualmente, Itapebi está entre as 14 cidades baianas que decretaram situação de emergência devido às chuvas. A Defesa Civil estadual orienta que medidas sejam adotadas rapidamente para reduzir o impacto nas famílias afetadas, com apoio humanitário e estruturante para evitar maiores riscos. (Redação: Jackson Cristiano/Ubaitaba Urgente)

Conselheiro tutelar é preso suspeito de estuprar crianças no interior da Bahia

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Um conselheiro tutelar da cidade de Ibirapuã, no extremo-sul da Bahia, foi preso, nesta quinta-feira (16), suspeito de estuprar adolescentes. O acusado não teve nome divulgado. Durante as buscas na residência dele, foi apreendido um aparelho celular, que será analisado.

De acordo com informações da Polícia Civil, o homem de 22 anos marcava encontros com meninas por meio de mensagens de aplicativos e, em alguns casos, pagava para ter relações sexuais com elas. Entre as vítimas, estão duas adolescentes de 13 e 14 anos.

Após a prisão, o suspeito foi conduzido para a delegacia de Teixeira de Freitas, na mesma região, onde passará por exame de corpo de delito e permanecerá à disposição da Justiça até a conclusão das investigações. Ele poderá ser indiciado pelos crimes de estupro de vulnerável e aliciamento de menores. (Com informações do G1)

Itacaré alcança regularidade no CAUC e garante acesso a recursos federais

Foto: Divulgação/PMI
Foto: Divulgação/PMI

Itacaré atingiu um importante marco na gestão pública ao conquistar a regularidade no Sistema Auxiliar de Informações para Transferências Voluntárias (CAUC), o famoso “SPC das prefeituras”. Esse status garante ao município o acesso a repasses federais e a possibilidade de firmar convênios e parcerias para o desenvolvimento local, incluindo investimentos em infraestrutura, saúde, educação e turismo. A conquista é resultado de um esforço coletivo das secretarias municipais e da Controladoria, que uniram esforços para atender a todas as exigências legais e fiscais do sistema.

Segundo Adijan da Silva Oliveira, Controlador Interno do Município, essa regularidade foi alcançada por meio de planejamento estratégico, integração de sistemas e um trabalho contínuo das equipes das Secretarias de Finanças, Saúde, Educação e Contabilidade. “Manter o CAUC limpo é um desafio, mas essencial para garantir que o município esteja preparado para aproveitar as oportunidades oferecidas pelo Governo Federal”, destacou Adijan.

O prefeito Nego de Saronga celebrou a conquista, enfatizando que “a gestão eficiente e responsável permite que Itacaré acesse recursos e invista em projetos essenciais para a qualidade de vida da nossa população.” A regularidade no CAUC é, assim, um reflexo do compromisso da gestão municipal com a transparência e a boa governança, consolidando Itacaré como um exemplo de administração pública eficiente e transparente. (Redação: Albert Queiroz/Secretário de Comunicação de Itacaré)

Governador Jerônimo Rodrigues visita Aurelino Leal para acompanhar impactos das chuvas

Rodrigo, Jerônimo e Liu I Foto: Jackson Cristiano
Rodrigo, Jerônimo e Liu I Foto: Jackson Cristiano

Na tarde desta quinta-feira, 16 de janeiro, o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, esteve no município de Aurelino Leal para acompanhar de perto os impactos causados pelas fortes chuvas que atingiram a região nos últimos dias. Durante a visita, o governador percorreu áreas afetadas, ouvindo a população e reforçando o compromisso do Estado em apoiar os municípios atingidos.

Um dos pontos visitados foi o bairro ACM, onde ocorreu um deslizamento de terra que causou danos significativos à comunidade local. O governador também esteve nas instalações da Escola Estadual Professora Jaidê Rocha, avaliando as condições estruturais da unidade educacional diante das chuvas.

A visita contou com a presença do prefeito Rodrigo Andrade, da vice-prefeita Liu Andrade, do secretário de Obras Guil Borges, do secretário de Administração Allony, além de outras autoridades municipais, incluindo os vereadores João do Som, Rosana Fontes, Jorge da Civil e o presidente da Câmara, Ricardo Carneiro.

Todos acompanharam a comitiva do governador e reforçaram a necessidade de apoio para minimizar os danos causados pelo período chuvoso. O prefeito Rodrigo Andrade demonstrou grande preocupação com os impactos das chuvas na cidade e destacou a importância da união entre governo estadual e municipal para garantir suporte às famílias afetadas.

Jerônimo Rodrigues está percorrendo diversas cidades baianas que sofreram com as chuvas, e Aurelino Leal esteve entre os municípios incluídos no roteiro de visita do governador. A gestão municipal segue acompanhando de perto a situação e buscando soluções para enfrentar os desafios causados pelo período chuvoso.

A Prefeitura de Aurelino Leal reforça o compromisso em continuar trabalhando para garantir segurança e apoio às famílias afetadas, contando com o suporte do Governo do Estado para enfrentar este momento difícil. (Redação: Abimael Rirches/Prefeitura de Aurelino Leal)

Gasolina tem novo aumento e pesa no bolso dos baianos; veja o valor atualizado

Preço da gasolina foi reajustada na Bahia - Foto: Shirley Stolze | Ag. A TARDE
Preço da gasolina foi reajustada – Foto: Shirley Stolze | Ag. A TARDE

O preço da gasolina subiu novamente na Bahia. Na última quinta-feira (16), a Acelen, responsável pela gestão da Refinaria Mataripe (antiga RLAM), anunciou um reajuste de 3,2% no valor do litro para as distribuidoras.

Segundo a empresa, os preços praticados seguem critérios de mercado, levando em conta fatores como o custo do petróleo, negociado com base em valores internacionais, a variação do dólar e as despesas com frete. Esses fatores podem ocasionar tanto aumentos quanto reduções nos preços.

A Acelen destaca ainda que sua política de preços é baseada em critérios técnicos e alinhada às práticas de transparência do mercado internacional. (Redação: Jackson Cristiano/Ubaitaba Urgente)

TRAGÉDIA: Mãe e filha são mortas em acampamento cigano na Bahia

Ilustração - Foto: Reprodução | Twitter
Ilustração – Foto: Reprodução | Twitter

Mãe e filha foram assassinadas na madrugada desta quinta-feira, 16, na cidade de Governador Mangabeira, na Bahia. O crime aconteceu no Loteamento Manoel Branco, no bairro Projeto.

Segundo informações, as vitimas identificadas como Magnólia Cordeiro, de 46 anos, e sua filha, Deliana Cordeiro da Gama, de 25 anos, foram mortas no acampamento cigano.

Os corpos das duas mulheres foram removidos para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) onde devem ser periciados. A motivação e autoria do crime ainda são desconhecidos. A Polícia Civil conduzirá as investigações. (Com informações do A Tarde)