Ubaitaba Urgente

Bahia: PM convoca aprovados no concurso para Curso de Formação de Soldados de 2012

xIMAGEM_NOTICIA_5.jpg.pagespeed.ic.08ECyh-yta
Foto: Arisson Marinho/ Agecom

Os candidatos aprovados no concurso do Curso de Formação de Soldados (CFS) da Polícia Militar baiana, realizado em 2012, foram convocados nesta sexta-feira (25). A lista com os nomes dos participantes chamados será publicada no Diário Oficial do Estado. Os selecionados devem realizar etapas como entrega de documentos, realização de exames médicos, avaliação psicológica, teste de aptidão física e investigação social. A primeira convocação dos aprovados aconteceu em novembro de 2013, com o chamamento de 1.405 postulantes. Com a relação desta sexta (25), o governo totaliza as duas mil vagas previstas no Edital de Abertura de Inscrições Saeb.1.2012, de 2 de outubro de 2012. A previsão é de que os futuros soldados bombeiros e policiais militares passem pelo curso durante nove meses e, a partir de 2015, estejam nas ruas.(Bahia Noticias).

Dois mortos e 48 feridos em acidente com ônibus da empresa Águia Branca

aguia-branca

Na noite desta quarta-feira (23), um ônibus da viação Águia Branca que seguia para o Rio de Janeiro se chocou contra uma barreira de proteção e caiu no Rio Aldeia Velha, no município de Silva Jardim, interior do Rio de Janeiro. Foram confirmados dois óbitos, sendo de um senhor de 75 anos e um menino de dois. Os outros 47 passageiros e o motorista ficaram feridos no acidente. O acidente aconteceu por volta das 22h30, no quilômetro 214 da Rodovia BR 101, no Rio de Janeiro. O ônibus partiu da Rodoviária de Vitória, às 13h30, e seguia para o Rio. No trajeto se chocou contra a barreira de proteção da ponte, que passa sobre o rio Aldeia Velha e caiu no rio. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF) foi necessário fechar as duas pistas da rodovia para resgatar e atender os feridos. Entre os feridos, 20 foram atendidos no local e liberados para seguir viagem e outros 28 foram direcionados para hospitais da região e no Rio de Janeiro. Segundo informações preliminares do motorista do ônibus, o acidente foi provocado por um caminhão que invadiu a contramão no momento em que o ônibus passava sobre uma ponte com extensão de 35 metros, sobre o Rio Aldeia Velha. Para evitar o choque frontal com o caminhão o motorista desviou e acabou perdendo o controle do veículo que acabou caindo da ponte, ficando parcialmente tomado pelas águas do rio. (R7).

Filho do vice-prefeito de Tancredo Neves foi preso praticando desordens Wenceslau Guimarães

1970563_1399176817013489_1278506414_n

Redação Ubaitaba Urgente

Rafael Silva Felix, 19 anos, filho do vice-prefeito de Presidente Tancredo Neves, foi preso por policiais Militares da 60ª CIPM/Gandu. Rafael estava dirigindo um veículo modelo Hilux de cor prata, placa HZU-1837, licença de Tancredo Neves e “dando cavalo de pau” na cidade vizinha de Wenceslau Guimarães. O elemento ainda tentou fugir da PM. Aparentemente alterado ou embriagado, Rafael gritava com os policiais dizendo que era filho do Vice-Prefeito. Com informações do Gandu Noticias.

Bahia: Leur Lomanto Jr. diz que operadoras discriminam zona rural

Leur projeto

O deputado estadual Leur Lomanto Jr. (PMDB) questionou durante reunião da CPI da Telefonia, a falta de prioridade das operadoras de telefonia móvel em expandir o sinal para as zonas rurais do estado. “A Bahia vem sendo discriminada. Na licitação que vem sendo feita pela Anatel a previsão é de que 300 municípios sejam contemplados até junho e a Bahia representa apenas 5%. Não é possível que essa situação permaneça. Andamos pelos quatros cantos do estado e essa é uma demanda bastante reivindicada pela população da zona rural”, disse.

O deputado criticou o “jogo de empurra” entre os atores do setor de telefonia para a má prestação de serviço. “Os consumidores ficam a mercê da falta de transparência, onde a Anatel culpa as empresas e o Sindicato das Empresas culpa o governo. O que está posto é que o serviço não funciona como deveria”, disparou.

Destino do fundo é questionado

Leur Lomanto Jr. indagou o presidente do Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e Serviço Móvel Celular e Pessoal (SindiTelebrasil), Carlos Duprat sobre o fundo para investimento em telecomunicação. “Se existe um fundo de R$ 70 bilhões que seria justamente para investimento na área de infraestrutura por que isso não vem sendo aplicado? Esse fundo está servindo pra que?”, questionou.

Duprat atribuiu a falta de clareza às políticas do governo federal e admitiu que o dinheiro poderia está sendo usado na melhoria da qualidade e na expansão do serviço. “Cada fundo tem a sua destinação e nenhum deles está sendo usado para destinação a qual foi criado. Todos os fundos estão sendo utilizados para o tesouro, ou seja, para superávits primários, que acabam saindo do bolso do trabalhador porque afinal de contas as empresas tem que recolher fundos e isso impacta no resultado”. É um dinheiro enorme que poderia está sendo usado na expansão do setor e na melhoria da qualidade”.

Conforme Duprat, a cobertura do sinal na zona rural é uma “dívida” que o poder público ainda não conseguiu sanar. “Ainda em 2017 será sanado eu diria que uma pequena parte, mas de fato essa dívida não é nossa”, afirmou.

Maraú: Prefeitura promove 13º Festival de Tainha em Barra Grande

xIMAGEM_COLUNA_5.jpg.pagespeed.ic.MOOxDsx8p7 (1)

Do Bahia Noticias

Mal saímos de um feriadão e lá vem outro período ideal para descansar e… degustar o que há de melhor por aí. A coluna de hoje traz uma indicação ideal para quem quer viajar e, de quebra, participar de um evento de encher os olhos, tendo como cenário a bela península, conhecida como “Polinésia Baiana”, localizada a cerca de 360 quilômetros de Salvador. De 1º a 03 de maio, a chef Rosa Gonçalves coordenará o 13º Festival da Tainha de Maraú, promovendo um encontro entre chefs de cozinha, pescadores, marisqueiras, estudantes de gastronomia e amantes da cozinha regional em torno de uma programação diversificada. O evento traz diversas atividades gratuitas, desde rodas de conversa e torneio de pesca a aulas-show, oficinas de culinária e concursos de receita. O jantar “Gratidão ao Mar” é o destaque do Festival e será servido para cerca de mil pessoas na Praça da Mangueira, ao preço simbólico de R$ 25,00.

480x480xfestivaldatainhademarau.jpg.pagespeed.ic.MrhUVjIb7n (1)

No menu, iguarias como gratin de tainha e aratu com inhame e crosta de castanha, arroz de coco verde com manga, farofa de banana-da-terra e salada de feijão verde com molho de mel de cacau. A tainha, carro-chefe do festival, aparece também servida na folha da bananeira, acompanhada de molho de tamarindo. A organização estima o consumo de aproximadamente 2,5 toneladas de ingredientes, a maioria oriundos da pesca e da agricultura familiares.

Professores das Universidades Estaduais da Bahia prometem paralisar atividades

Campus-I-da-UNEB1-620x330

Na próxima terça-feira (29), os professores das Universidades Estaduais da Bahia (Uefs, Uneb, Uesc e Uesb) vão paralisar as atividades acadêmicas em protesto contra a redução de verbas em quase R$ 12 milhões para custeio e investimento, imposta pelo governo estadual.Sendo assim, há risco de faltar dinheiro para comprar material e equipamentos, além disso, obras de reforma e construção serão suspensas e o restaurante universitário pode ser fechado. Soma-se ao caos atrasos no pagamento de fornecedores das empresas terceirizadas, das contas de luz, água e telefone.(Bocão News).

Aurelino Leal: Homem é preso por ter arrombado a loja da mãe da prefeita

IMG_1728
Foto: Ubaitaba Urgente.

Redação Ubaitaba Urgente

Este homem foi preso em flagrante pela Polícia Militar na noite desta quarta feira (24), por ter arrombado a Loja Ramos, representante do Serviço Coelba, localizada na Rua Presidente Médici, Centro de Aurelino Leal. A loja pertence à dona “do Carmo”, mãe da Prefeita da cidade. O marginal foi pego por populares no interior da loja. O homem chegou a ser “linchado” por moradores revoltados e depois entregue a PM. O bandido que ainda não teve o nome revelado foi encaminhado para a DP de Aurelino Leal. Daqui a pouco maiores informações.

IMG_1727
Criminoso foi levado ao hospital após agressão de populares.

Jequié: Acidente entre três motocicletas deixa duas pessoas mortas e duas feridas

RTEmagicC_Acidentemotos23.jpg

Duas pessoas morreram e duas ficaram gravemente feridas em um acidente envolvendo três motociclistas  na  tarde desta quarta-feira (23), por volta das 13h, na cidade de Jequié, a 365 quilômetros de Salvador. De acordo com a delegacia do município, os veículos colidiram frontalmente.Esmeraldo Paulo Correia, 60 anos, e um casal, ainda não identificados,  seguiam em uma das pistas quando Jonatas de França Damasceno, 33, que seguia em alta velocidade, teria feito uma ultrapassagem pela contramão e colidiu com as duas motos.

RTEmagicC_Acidentecommotos23.jpg

O homem e o idoso morreram no local. As pessoas que estavam na outra moto ficaram gravemente feridas e foram encaminhadas para o Hospital Geral Prado Valadares, em Jequié. O estado de saúde delas não foi divulgado. A delegacia de Jequié investiga o caso.(Correio).

Policiais civis aprovam indicativo de greve e paralisação de 48h

xIMAGEM_NOTICIA_5.jpg.pagespeed.ic.V7QH5LSRPa

Os policiais civis aprovaram em assembleia, nesta quarta-feira (23), a realização de uma paralisação de 48h nos dias 6 e 7 de maio, na próxima quinzena. De acordo com o secretário-geral do Sindicato dos Policiais Civis (Sindpoc), Bernardino Gayoso, será mantido o trabalho de 30% do efetivo, que irá registrar ocorrências de prisão em flagrante, levantamento cadavérico e crime contra as pessoas. A categoria também decidiu um indicativo de greve que dependerá do posicionamento de servidores estaduais da Saúde e Educação. Conforme o sindicalista, a assembleia em conjunto das categorias deve ocorrer até o dia 7. “Vamos estar em stand by, caso decidam pela greve geral”, disse. Os policiais reivindicam o pagamento da Unidade de Real Valor (URV), aposentadoria especial para homem e mulher e pagamento do reajuste linear de 5,91%. Segundo o secretário-geral, a classe também propõe um novo modelo de segurança pública. (Correio)

Ipiaú: Passageira morre dentro de ônibus no Terminal Rodoviário

marinalva prima cacau
A vítima morava em SP e estava vindo visitar a família em Ipiaú.

A senhora Marinalva Lapa, de aproximadamente 64 anos, moradora da cidade de Embu das Artes-São Paulo, morreu no início da tarde desta quarta-feira(23) no Terminal Rodoviário de Ipiaú. A mulher viajava da cidade onde mora com destino a Ipiaú, onde tem parentes no Bairro ACM. Ela viajava na Empresa Novo Horizonte e passou mal, pela primeira vez, na cidade de Oliveiras, estado de Minas Gerais. De acordo com a empresa, ela foi internada em uma unidade hospitalar da cidade por dois dias e depois seguiu viagem. Marinalva se sentiu mal, pela segunda vez, ao chegar na rodoviária ipiauense. Uma equipe do Samu ainda tentou salvar a mulher, mas ela acabou morrendo. As causas da morte ainda são desconhecidas. (Giro em Ipiaú).

Ubaitaba: Barraco é destruído pelo fogo no Maria Olímpia

Redação Ubaitaba Urgente

Um fio de energia elétrica foi à causa de um incêndio em um barraco de madeira na Rua “D”, no Bairro Maria Olímpia na noite desta quarta feira (23), em Ubaitaba. A PM esteve no local, mas nada pode fazer, o barraco foi completamente destruído pelas chamas. Ninguém ficou ferido.

Vídeo: Suspeito de roubo é amarrado em poste e toma surra de fio elétrico

140422chicoteadoipatingajornaldiariodoaco (1)

Um jovem identificado como Josimar Dias de Sena, 18 anos, foi amarrado por populares em um poste e somente de cueca, foi chicoteado com um fio de energia elétrica por um morador. Ele foi acusado de cometer furtos, na localidade de Morro do Sossego, na bairro de Veneza, na cidade de Ipatinga, em Minas Gerais.De acordo com informações da TV Alterosa, Josimar foi encontrado pelos policiais com ferimentos nas costas, pernas e braços. Em depoimento, o suposto ladrão disse que foi obrigado a gritar que não roubaria mais naquela localidade enquanto apanhava. Josimar ainda confessou que não conhecia quem o surrou, mas se soubesse não diria, já que teria dívidas com traficantes da região e temia ser morto. A PM de Minas Gerais confirmou que ele tem várias passagens pela polícia por crimes variados. Quando a polícia chegou ao local, não havia mais nenhum agressor, ninguém quis formalizar nenhuma acusação contra o jovem e por esse motivo ele foi caracterizado nesta ocorrência apenas como vítima.(Bocão News).

Prisco está ‘muito abalado’, diz advogado; Câmara discute direito a greve da PM

xIMAGEM_NOTICIA_5.jpg.pagespeed.ic.LbVo6Yd-TF

O vereador Marco Prisco (PSDB) tem tomado banho de sol individualmente e, desde que foi preso, só conversou com advogados, disse ao Bahia Notícias um dos seus defensores, Leonardo Mascarenhas. “Ele está muito triste, muito abalado. Como está em uma cela individual e tomando banho de sol sozinho, ele não fala com ninguém além de advogados desde sexta”, contou. O legislador está preso no Complexo Penitenciário da Papuda, no Distrito Federal, desde a última sexta-feira (18), e estaria preocupado com a possibilidade de os outros detentos descobrirem que ele é representante da Polícia Militar. Segundo o advogado, o líder da greve da PM na Bahia ainda aguarda um laudo médico – exigido pelo presídio – para receber a medicação para um problema estomacal crônico. Mascarenhas, que acompanha o cliente em Brasília, se reuniu nesta quarta-feira (23) com a Comissão de Segurança e Combate ao Crime Organizado da Câmara dos Deputados. Ele e os advogados Vivaldo Amaral e DinoemersonTiago, que acompanham o edil, foram convidados para explanar sobre a prisão de Prisco durante uma audiência pública no parlamento, que deve começar a discutir o direito de greve da Polícia Militar. A sessão foi proposta pelo deputado Mendonça Prado (DEM-SE), que questionou durante o encontro desta quarta a necessidade de transferência do tucano para o DF. “É intrigante essa decisão de trazer um vereador de Salvador para cumprir pena – se é que é para cumprir pena: não é – aqui em Brasília, na Papuda, quando ele poderia ter sido detido em Salvador, onde há uma sede da Polícia Federal”, afirmou Prado, em referência à unidade da PF em Água de Meninos. O advogado Leonardo Mascarenhas endossa a tese do parlamentar e argumenta que outros deputados não só concordam com a soltura, como discordam da prisão. “O próprio Código de Processo Penal, no artigo 295, define que, como vereador, Prisco deveria ser recolhido a um quartel ou prisão especial antes da condenação definitiva. Isso não está sendo respeitado”, reclamou. Marco Prisco, que teve o pedido de habeas corpus negado pelo Supremo Tribunal Federal, na noite desta quarta (23), foi detido pela PF após a Justiça acatar pedido do Ministério Público Federal na Bahia (MPF-BA). Em abril de 2013, a Procuradoria da República denunciou sete pessoas por diversos crimes, a maioria deles contra a segurança nacional, praticados durante o movimento paredista de 2012. O MPF afirma que o grupo faria parte de uma mobilização que pretendia paralisar as atividade da PM durante os jogos da Copa do Mundo.(Bahia Noticias).

Bahia: “Coronel Santana” pede instalação de unidade da Hemoba em Itabuna

CORONEL GILBERTO SANTANA DEP ESTADUAL 19456

Diante da importância do serviço prestado pela Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba) no processamento do sangue doado para a produção de hemácias e plaquetas além do Cadastro Nacional de Doadores de Medula Óssea para Transplantes, o deputado estadual Coronel Gilberto Santana (PTN) encaminhou a Secretaria de Saúde da Bahia e a Hemoba indicação requerendo a instalação de uma unidade hemoterápica na cidade de Itabuna.

Com cerca de 204.667 habitantes, Itabuna é uma das cidades mais expressivas da região Sul da Bahia, sendo uma valiosa base de serviços públicos essenciais atendendo a população local e de áreas circunvizinhas. Mesmo com tanta potencialidade o município ainda não dispõem de um posto hemoterápico e hematológico para doação, coleta e processamento de sangue. O deputado acredita que com a implantação de uma Unidade da Hemoba em Itabuna, não seria necessário o deslocamento de voluntários e pacientes para as unidades mais próximas que estão situadas nas cidades de: Valença, Jequié, Vitória da Conquista, Itapetinga e Eunápolis, todas com mais de 140km de distância.

hemoba

Segundo o parlamentar “a dificuldade de acesso devido ao longo deslocamento, é a principal barreira para a eficiência deste serviço no município, pois inúmeros pacientes sofrem nos leitos dos hospitais pela falta desta assistência”. Santana aponta, que quando se trata de uma enfermidade relacionada ao sangue, qualquer demora pode custar uma vida.

De acordo com a propostas, a cidade receberia uma unidade de coleta e processamento de sangue, entre hemocentro e banco de sangue (Unidade de Coleta e Transfusão – UCT), que atenderia as principais carências hospitalares, além de contribuir para a ampliação do cadastro de doadores de medula óssea.

 Ascom – Deputado Coronel Gilberto Santana

Itamarajú: Ex- jogador de futebol foi encontrado morto em matagal

zecaod1
Foto: Teixeira News.

Redação Ubaitaba Urgente

Foi encontrado na tarde da última segunda feira (21/04), o corpo do ex-jogador de futebol, Zetevaldo Francisco Oliveira, 48 anos, que morava no distrito de Nova alegria, município de Itamarajú. Zecão, como era conhecido a vítima, desapareceu no dia 10/04. O ex-atleta foi encontrada morto por populares, em um matagal. O homem estava despido, com o corpo em estado de gigantismo avançado, na região de Farinha Lavada, no município de Jucuruçu. Segundo o site Teixeira News, moradores do distrito de Nova Alegria disseram que Zecão era morador antigo da localidade e sempre foi um amante do futebol e já tinha jogado no “Renovação”, seu time de coração. As causas da morte seguem sendo investigadas pelo delegado Gean Nascimento, titular de Itamaraju.

Ubatã: Polícia investiga comerciantes que retêm cartões de aposentados

xIMAGEM_NOTICIA_5.jpg.pagespeed.ic.FDKFl4acT_

Alguns comerciantes na cidade de Ubatã, no sul baiano, são investigados pela Policia Civil suspeitos de reter cartões bancários e do programa Bolsa Família para garantir pagamento de conta dos clientes. De acordo com o delegado da cidade, Adelino Loyola, os comerciantes faziam vendas que seriam pagas posteriormente e, como garantia do pagamento, os cartões ficavam retidos no comércio. O delegado diz que o caso se configura em crime previsto no Estatuto do Idoso, que prevê no artigo 104 a proibição da prática. Ainda segundo o Loyola, somente os idosos proprietários dos cartões são considerados vítimas, já que a prática não se configura como extorsão. A pena para quem reter a tarjeta magnética de conta bancária relativa a benefícios, pensão do idoso, Bolsa Família, assim como qualquer outro documento com a finalidade de garantir o recebimento ou ressarcimento de dívida, é de detenção de seis meses a dois anos, além do pagamento de multa.(Bahia Noticias).

PPS pede que Corregedoria da Câmara apure envolvimento de Luiz Argôlo com doleiro

xIMAGEM_NOTICIA_5.jpg.pagespeed.ic.49_eCzWVVf

O PPS solicitou à Corregedoria da Câmara Federal um pedido de investigação acerca do envolvimento do deputado Luiz Argôlo (SDD-BA) com o doleiro Alberto Youssef, preso na Operação Lava Jato da Polícia Federal. A apuração tem a permissão do partido do parlamentar, o Solidariedade. Argôlo antes era filiado ao PP, sigla que surge em vários documentos apreendidos pela PF. Conforme reportagem da revista Veja, a polícia interceptou diálogos em que Youssef é cobrado por um interlocutor, identificado como LA, iniciais do deputado baiano. LA pede que o doleiro repasse dinheiro a uma loja de decoração e uma agropecuária na cidade baiana de Entre Rios, cidade do ex-pepista. Em entrevista ao Bahia Notícias, Argôlo já negou a relação com Yousseff. Ele disse que apenas o conheceu em um jantar e depois não mais o viu.(Bahia Noticias).

Ubaitaba, Maraú e Aurelino Leal receberão Caminhão Caçamba na próxima terça-feira 29

caminhao-cacamba

Vários municípios sul baianos receberão, na próxima terça-feira (29), em Salvador, um Caminhão Caçamba. O veículo, avaliado em mais de R$ 200 mil, faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2), que por meio do Ministério do Desenvolvimento Agrário contemplará mais de mil municípios brasileiros. No sul da Bahia além de Ubaitaba, Maraú e Aurelino Leal, receberão o Caminhão Caçamba no próximo dia 29, municípios como Ibirapitanga, Barra do Rocha, Itacaré, Itagibá, Gongogi, Ubatã, Dário Meira, Itajuípe, Uruçuca, Floresta Azul, Itapé, Santa Cruz da Vitória, Barro Preto, Juçari, Una, Camacan, Santa Luzia e Pau Brasil. Os demais municípios do Médio Rio de Contas, que tem população até 50 mil habitantes, devem receber o Caminhão Caçamba até o final de junho. Ainda em meados juninos, os municípios baianos, a exemplo de Ubaitaba, receberão ainda, do Governo Federal, uma máquina motoniveladora.