O prefeito de Maraú, Manassés (PP), confirmou nesse primeiro turno a força política que tem no município. Manassés apoiou Robinho (PP) para estadual, Neto Carletto (PP) para federal e ACM Neto (União Brasil) para Governador da Bahia. O prefeito conseguiu fazer com que os dois candidatos fossem os mais votados no município.
Neto Carletto obteve 3.160 votos, Robinho obteve 2.237 votos, e ACM Neto obteve 4.876 votos. Com a vitória dos candidatos do prefeito Manassés, Maraú ganha mais dois aliados de peso para destinar recursos para o município, fazendo com que o projeto do prefeito melhore mais ainda a vida da população marauense. “A luta agora e tentar eleger nosso futuro governador ACM Neto”, disse Manassés. (Com informações do Barra Grande 24H)
Claro que a questão federal influencia a estadual de forma cabal. E também é claro que ACM Neto sabe disso. Adotou o tanto faz por ser o discurso possível. E agora vai ao segundo turno tendo a influência federal, no caso, Jerônimo colado com Lula, como principal adversário.
Ironias da política. Neto terminou 2021 e entrou em 2022 como favorito absoluto em todas as pesquisas. Parecia ter sido ajudado pela escolha de Jerônimo, um desconhecido, como candidato do PT. Mas quase perde. E vai ao segundo turno em nítida desvantagem.
ACM Neto está só contra Jerônimo ancorado em Lula. A questão: ele vai ficar assim, mantendo o discurso do tanto faz, ou vai adotar outra posição? Só há duas opções, ambas ruins: ficar só, como está, ou fechar com Bolsonaro.
SEM SAÍDA – Bolsonaro, uma vantagem de mais de 3,8 milhões de votos, o que aliás todas as pesquisas já vinham apontando. Neto teve muito voto casado com Lula. Arriscaria chutar o que teve para apostar em Bolsonaro?
A situação atual é a que mais Bolsonaro almejou. E tem lógica. Um apoio forte como o de Neto, acredita-se, no mínimo o ajudaria a reduzir o tamanho da diferença na Bahia.
Em tese, ele agregaria os mais de 700 mil votos dados a João Roma, um ex-compadre que virou inimigo. Em compensação, pagaria o preço de entrar em rota de colisão com a onda Lula, forte cá. Dizem que a aposta de Neto seria ganhar no primeiro turno. Exatamente para evitar a situação em que ele está. Leia o comentário completo de Levi Vasconcelos no A TARDE
Luiz Felipe Kling, gerente de pesquisa da AtlasIntel.
A Pesquisa AtlasIntel foi a única a “prever”, por meio da sua pesquisa, qual seria o cenário eleitoral de primeiro turno na Bahia, onde Jerônimo Rodrigues (PT) saiu à frente de ACM Neto (UB). A metodologia aplicada pelo levantamento gerou diversas críticas, principalmente por parte da base do ex-prefeito de Salvador, onde o próprio candidato chegou a chamar a pesquisa de “enquete fake do PT”.
Luiz Felipe Kling, gerente de pesquisa da AtlasIntel, contou, em entrevista ao BNews Agora, desta segunda-feira (03), o que tem de diferente em sua metodologia com relação aos demais institutos: “A nossa coleta é diferente. Mas, no caso da Bahia, tem uma diferença crucial. No nosso questionário a gente coloca o partido ao lado do nome do político, ou seja, Jerônimo Rodrigues PT e ACM Neto União Brasil. E, como nós sabemos, o PT tem um desempenho histórico muito grande na Bahia e tem um mínimo de votos do eleitorado. “Por isso que desde a nossa primeira pesquisa, aquela que a gente fez com o A Tarde, Jerônimo já saiu com uma pontuação inicial de 33%, mesmo sendo muito desconhecido naquela época. O nome do partido, no caso da Bahia faz uma diferença muito grande”, ressalta o gerente.
Ainda falando sobre a metodologia, Luiz explica que os demais institutos fazem as pesquisas por telefone ou cara a cara. Como a AtlasIntel faz por internet, eles acreditam que a resposta do entrevistado é mais honesta. “Nó recrutamos as pessoas através da internet e a sua maioria responde por meio do seu próprio celular. Então você remove uma interação com o ser humano, que pode trazer um certo viés, porque as pessoas têm vergonha de declarar determinadas coisas. Então esse é outro fator que diferencia a AtlasIntel das demais concorrentes”, avalia o gerente.
Questionado sobre a segurança da pesquisa, onde muitos indicavam diversas possibilidades de fraude, Luiz esclareceu: “Nós colocamos uma série de anúncios geolocalizadores e quando o entrevistado clica, há ali uma referência numérica relacionada aquele clique. Isso significa que se você respondeu essa pesquisa e encaminhou pra os amigos, essas demais respostas não serão contabilizadas”, explicou o gerente.
Ainda sobre o quesito segurança, o profissional garantiu que os métodos do instituto são seguros, modernos e foram utilizados por eles e todos os concorrentes na França, além de ter um sistema que é mais econômico que os praticados pela maioria dos institutos no Brasil. “Há outros métodos pra saber se está garantido a questão da segurança, por exemplo a gente pede o ano de nascimento e depois idade. Também perguntamos o estado da pessoa, mas se ela não estiver lá, o nosso sistema percebe que está estranho e também não contabiliza”, esclareceu Luiz.
O presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, defenderá na reunião com a Executiva Nacional, nesta terça-feira (4), que o partido apoie Lula no segundo turno. A informação é da coluna de Guilherme Amado do portal Metrópoles, parceiro do Bahia Notícias.
De acordo com a publicação, na conversa que teve hoje ao telefone com Gleisi Hoffmann, presidente nacional do PT, Lupi sugeriu que o PT incorpore três propostas de Ciro no plano de governo de Lula, que são: o programa de zerar dívidas do SPC; o plano de renda mínima; proposto, inicialmente, por Suplicy e o projeto Educação em Tempo Integral.
A presidente do PT acenou positivamente para o pedido. Diante do cenário, Lupi espera que Ciro também apoie pessoalmente a posição da legenda. Em conversas anteriores, no entanto, o dirigente acenou para uma posição em favor ao ex-presidente Lula (PT), que irá enfrentar o atual presidente Jair Bolsonaro (PL) na segunda etapa do pleito (relembre aqui).
Fabricio Manini manifestou revolta com o resultado nas urnas neste domingo (2).
O ex-jogador de futebol Fabricio Manini manifestou revolta com o resultado nas urnas neste domingo (2) que apontou a vitória de Lula (PT) na corrida presidencial com 48,43% dos votos contra o chefe do executivo Jair Bolsonaro (PL) que teve 43,20%. Natural do Mato Grosso, ele fez um discurso de ódio na rede social Instagram pedindo aos apoiadores do atual presidente que “passe o carro por cima da cabeça” de pessoas passando fome na rua.
“Depois do resultado do primeiro turno das eleições, espero que todos os eleitores de Bolsonaro assim como eu sou, quando encontrar alguém passando fome ou pedindo algum alimento, não ajude. Passe com o carro por cima da cabeça pro país não ter mais despesas com esses vermes!”, escreveu. Manini ainda continuou estereotipando os eleitores de Lula e do PT. “Apoiadores do PT: Viado, traficante, bandido, puta, vagabundo, LGBT e por aí vai”, finalizou.
Aos 41 anos, Fabrício Manini se aposentou em 2015 após defender o Botafogo-PB. O zagueiro acumulou passagens por Ceará, Fortaleza, Rioverdense-GO, Mogi Mirim-SP, Anapolina-GO, Estrela-RS, Unaí-MG, Gama, América-RN, Oeste-SP, Paracatu-MG e Guarany de Sobral-CE. O segundo turno das eleições está programado para o próximo dia 30 de outubro, último domingo do mês.
A candidatura de personalidades conhecidas na Bahia surpreendeu alguns eleitores nas eleições deste ano. Mas o apelo social e o engajamento nas redes sociais não ajudaram nas urnas. Primeira vereadora trans do Brasil, Léo Kret (PDT) não teve a mesma sorte na Câmara e recebeu apenas 9.012 votos no estado.
O cantor Netinho, candidato a deputado federal pelo Partido Liberal com o nome ‘Netinho da Bahia’, recebeu 31.448 votos e não vai ocupar uma cadeira na Câmara. Anderson Machado de Jesus, o Igor Kannário, recebeu 20.514 votos e não conseguiu se reeleger para o cargo de deputado federal pelo União Brasil. Sua ex-assessora parlamentar, Irá Kannário (União), candidata a vaga estadual, recebeu 3.663 votos e também não foi eleita.
O cantor Edcity também não levou a vaga de deputado estadual pelo Partido Progressista (PP) e recebeu apenas 6.492 votos. Binha do Bahia, se candidatou pelo Psol, mas recebeu apenas 2.755 votos e não foi eleito. Confira a lista de deputados estaduais e federais eleitos na Bahia.
Leur, Eduardo e Maia, foram os 03 mais votados em Ubaitaba.
Ubaitaba (BA) definiu os votos para presidente, governador, senador, deputado federal e deputado estadual no primeiro turno das eleições 2022, realizado neste domingo (2). Os candidatos mais votados na cidade não foram necessariamente eleitos, já que esta é uma eleição de âmbito estadual e nacional. Os números abaixo se referem apenas aos votos em Ubaitaba (BA).
Lula (PT), foi o candidato mais votado para a Presidência da República na cidade. Para o cargo de governador, Jerônimo (PT), recebeu mais votos. Ao fim da apuração na cidade, Lula (PT), obteve 6.278 (61,47%), dos votos para a Presidência, enquanto Jair Bolsonaro foi a escolha de 3.310 (32,41%), dos eleitores na cidade. Para governador, Jerônimo (PT) recebeu 4.535 (46,07%), votos.
O segundo colocado nesse cenário foi ACM Neto (UN), que obteve 3.958 (40,21%), dos votos. Para o Senado, Otto Alencar (PSD), que liderou as escolhas do município, com 4619 votos. O Deputado Federal Leur Lomanto Jr, foi o mais votado, com 1872 votos (reeleito). Para o cargo de deputado estadual, Eduardo Salles (PP), foi o mais votado na cidade. Ele obteve 1469 votos, e também conseguiu se reeleger. A eleição em Ubaitaba (BA) teve 25,33% de abstenção. Veja relação completa no G1/Bahia
O ex-presidente Lula (PT), obteve em Ubaitaba, 6.278 (61,47%) votos e Bolsonaro (PL) 3.310 (32,41%). Simone Tebet (MDB), ficou em terceiro lugar com 287 (2,81%) votos e Ciro Gomes (PDT), em quarto lugar com 244 (2,39%) votos validos.
AURELINO LEAL
Lula obteve 5.086 (72,03%) votos e Bolsonaro 1.617 (22,90%) votos. Simone Tebet (MDB), ficou em terceiro lugar com 169 (2,39%) votos e Ciro Gomes (PDT), em quarto lugar com 126 (1,78%) votos validos. (Redação: Ubaitaba Urgente)
Um homem foi morto a tiros na noite deste domingo (02), no centro da cidade de Ubaitaba. O crime aconteceu na Praça Cultural. A vítima foi identificada como sendo Xangô. Ele morava no bairro Armandão de Ubaitaba. Ainda não sabemos a motivação e autoria do crime. A polícia Militar esteve no local para preservar o local do crime.
Foto: Leitor/Ubaitaba Urgente
O corpo de Xangô foi levado para o IML da cidade de Ilhéus. É o segundo assassinato em menos de 08 dias no centro da cidade. Na última quinta-feira (29), Jonathan Batateira foi morto a tiros na Avenida Presidente Vargas (veja aqui). É mais um assassinato para o delegado Adelino Loyola investigar. (Redação: Ubaitaba Urgente)
A Bahia terá eleição em dois turnos para definir quem será o substituto de Rui Costa (PT) no comando do governo estadual. A disputa será entre Jerônimo Rodrigues (PT), que ficou a menos de 0,67 ponto percentual de ganhar no primeiro turno, e o ex-prefeito de Salvador ACM Neto (UB).
Com 99,14% das urnas apuradas, Jerônimo tem 3.977.074 votos (49,33% dos válidos) contra 3.296.288 votos de ACM Neto, que sempre liderou as pesquisas que aferiram intenções de voto sobre a disputa ao Governo da Bahia.
João Roma (PL) ficou com 9,11% dos votos válidos (734.361), seguido à distância por Kleber Rosa (PSOL), com 48.203 votos (0,6%). A disputa em primeiro turno teve ainda Giovani Damico (PCB), com 5.927 votos (0,07%) e Marcelo Millet (PCB), com 825 (0,01%).
DIA 30
O segundo turno das eleições majoritárias será em 30 de outubro, quando o baiano votará para escolher não apenas o futuro governador, mas também o presidente da República. A disputa ao Palácio do Planalto terá Luiz Inácio Lula da Silva (PT) contra Jair Bolsonaro (PL), que busca a reeleição. (Pimenta)
Os candidatos à Presidência da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL) irão disputar eleição em segundo turno no próximo dia 30.
Às 21h25, com 96,93% das urnas apuradas, Lula tem 47,85% % dos votos e Bolsonaro 43,70%. Essa eleição se configura a sexta, desde a redemocratização, que houve segundo turno para presidente da República.
Visando uma vaga na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), os candidatos a deputado estadual ainda estão na corrida eleitoral para garantir uma cadeira na Casa. Confira o resultado parcial dos parlamentares estaduais eleitos no estado:
Um mecânico da cidade de Ubaitaba, que trabalha na Oficina de Hilário, teve o carro incendiado na madrugada deste domingo (02), no bairro Novo Olímpia.
Foto: Leitor/Ubaitaba Urgente
Populares ainda tentaram conter as chamas, mas infelizmente o carro foi completamente destruído. Daqui a pouco mais informações…
Neste domingo (02), iremos saber o resultado da verdadeira pesquisa de intenção de voto, que é o resultado das eleições. Nos últimos dias, uma verdadeira guerra de pesquisas com resultados diferentes tem tomado conta do cenário eleitoral na Bahia e no Brasil. Confira a nova rodada de pesquisas divulgadas ontem:
Diego Brito: apostava na construção coletiva de um outro mundo.
O professor Diego Henrique Santos Brito, de 31 anos, faleceu após acidente automobilístico próximo a Ibirapitanga, na noite desta sexta-feira (30). Segundo informações, ele perdeu o controle do carro, que saiu da pista e bateu numa árvore. Lara Araújo, companheira de Diego, estava no veículo e sobreviveu.
Ela quebrou um dos braços e a clavícula e foi levada para o Hospital Calixto Midlej Filho, em Itabuna, onde passou por cirurgia e segue internada. Engenheiro de Produção e mestre em Ciências Ambientais, Diego Brito era professor da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), no Campus de Xique-Xique.
Ontem (30), Lara e Diego deixaram a cidade do oeste baiano com destino a Itabuna, onde mantiveram domicílio eleitoral. Além da companheira, Diego deixou uma filha de 5 anos, o irmão Davidson Brito – a quem daria seu voto para deputado estadual neste domingo (2) – e o pai Henrique Brito. (Pimenta)
O primeiro turno das eleições 2022 acontece, neste domingo (2), e para exercer o direito do voto, o eleitor precisa levar apenas um documento oficial com foto. Pode ser carteira de identidade, carteira de motorista, passaporte, certificado de reservista, identidade funcional emitida por órgão de classe e até carteira de trabalho.
De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), esses documentos poderão ser usados ainda que a data de validade esteja vencida. No entanto, as certidões de nascimento ou de casamento, não valem como prova de identidade na hora de votar. Não há, portanto, obrigatoriedade de levar o título de eleitor, que muitas vezes a pessoa nem consegue localizar em casa no dia da eleição, por ser um documento pouco usado no cotidiano.
Apesar do título não ser obrigatório, é fundamental saber o local de votação, como zona e seção eleitoral. Por isso, ter o título em mãos pode ser útil, mas essa informação pode ser facilmente consultada na página do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na internet.
O eleitor também tem a opção de votar apresentando o e-Título, aplicativo da Justiça Eleitoral em que é possível consultar e baixar o próprio título de eleitor, em versão digital, e acessar serviços como emissão de certidões de quitação eleitoral, consulta de local de votação e até fazer a justificativa para a ausência, caso não possa votar. O aplicativo pode ser baixado nas lojas de aplicativo do celular ou “tablet”.
Vale lembrar que o TSE proibiu este ano que o eleitor ingresse na cabine de votação portando celular, máquina fotográfica, filmadora ou similar. Então, mesmo que apresente documentação digital no celular, como e-Título ou outro documento de identificação válido, após a confirmação da identidade, o aparelho ficará com o mesário enquanto o eleitor procede a votação.
Um homem que levava R$ 36,4 mil em espécie, sem origem declarada, além de alimentos e folhetos de um candidato às eleições, conhecidos como “santinhos” foi preso pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), na última quinta-feira (29) em Juazeiro, na região norte da Bahia.
Segundo a PRF, o material era transportado em um carro de luxo, abordado no km 8 da BR-407. Dentro do veículo, estavam as cédulas, dezenas de quilos de alimentos não perecíveis e milhares de “santinhos”. Também foi constatado que o automóvel estava com licenciamento atrasado.
À polícia, o homem disse que o dinheiro seria utilizado para comprar ovelhas. No entanto, a suspeita é de que tanto o dinheiro quanto o material seriam utilizados para compra de votos, o que se configura como crime eleitoral. O homem foi levado para a delegacia de Polícia Federal em Juazeiro, junto com a carga apreendida.
Jerônimo Rodrigues (PT) segue na liderança com 45,4% das intenções de voto.
O cenário eleitoral para governador da Bahia poderá ser definido ainda no primeiro turno, de acordo com dados da última pesquisa AtlasIntel/A TARDE, divulgada na segunda-feira (26), apesar do jogo ainda estar indefinido.
Com 2 mil entrevistados, 400 a mais que nos levantamentos anteriores, a sétima rodada de consulta, divulgada neste sábado (2), aponta Jerônimo Rodrigues (PT) na liderança com 45,4% das intenções de voto, 1,1 ponto a menos que cinco dias atrás. ACM Neto (União Brasil) também oscilou para baixo 0,6 ponto percentual e aparece com 39% da preferência do eleitorado.
No terceiro lugar, João Roma (PL) reúne 8,7% das intenções de voto, 1,2 ponto abaixo em relação ao último levantamento. Somados, os três candidatos mais lembrados perderam 2,9 pontos em menos de uma semana, enquanto brancos e nulos cresceram 2,3 pontos. A variação, no entanto, se enquadra na margem de erro de dois pontos percentuais, demonstrando estabilidade, como explica o cientista político Andrei Roman, executivo-chefe da AtlasIntel.
A pesquisa Ipespe/Abrapel divulgada neste sábado (1º) indica a possibilidade de um segundo turno para a escolha presidencial no Brasil. De acordo com a pesquisa, Lula (PT) tem 49% dos votos válidos, contra 35% de Jair Bolsonaro (PL).
O candidato Ciro Gomes (PDT) aparece com 8% das intenções de voto, e Simone Tebet (MDB), com 7%. A possibilidade de ganhar no primeiro turno é um desafio para o candidato petista, pois o índice de abstenção é sempre mais alta entre os eleitores de baixa renda.
A pesquisa, registrada no TSE com o número BR-05007/2022, ouviu 1 mil pessoas nesta sexta-feira (30), por telefone. A margem de erro é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos. A pesquisa demonstra uma estabilidade nas intenções de voto.
Em uma pesquisa anterior, Lula obteve 46% dos votos (mesmo percentual da semana passada em pesquisa do mesmo instituto); Bolsonaro ficou com 33%, oscilando dois pontos para baixo (tinha 35% na pesquisa anterior). Ciro teve 7% (contra 6% da pesquisa anterior), e Simone Tebet obteve 6% (tinha 4% na pesquisa passada, oscilando agora dois pontos para cima). Em um eventual segundo turno, considerado apenas os votos válidos, Lula tem 59%, contra 41% de Bolsonaro.