Rayane Alves Porto, de 25 anos, candidata a vereadora pelo Republicanos, e sua irmã Rithiele Alves Porto, de 28 anos, foram encontradas mortas pela Polícia Militar neste sábado (14) em Porto Esperidião, a 323 km de Cuiabá, Mato Grosso. As irmãs foram vítimas de um sequestro seguido de tortura, ocorrido após saírem de um tradicional festival de pesca na cidade. Rayane, que concorria pela primeira vez a uma vaga na câmara municipal, era também proprietária do Circo Rayane e focava sua campanha em projetos de arte e cultura voltados para crianças.
Além das irmãs, dois jovens, de 24 e 29 anos, também foram sequestrados e levados para uma casa onde todos foram torturados. Um dos rapazes conseguiu fugir e pedir ajuda à polícia, relatando que o grupo sequestrador era composto por sete homens e duas mulheres. A polícia, ao chegar ao local, encontrou um dos jovens com ferimentos graves, mas sem risco de morte, e as duas irmãs já sem vida, ambas apresentando sinais de tortura.
Segundo o depoimento da vítima que escapou, os sequestradores afirmaram pertencer a uma facção criminosa e exigiam dinheiro, ameaçando a vida dos quatro jovens. O candidato a prefeito Herculis Albertini Venturelli (PSD), aliado político de Rayane, lamentou profundamente a tragédia em nota oficial: “Essa perda trágica deixa uma dor incalculável em todos nós. Em respeito, todas as atividades políticas foram suspensas. Nossas condolências à família.” A polícia segue investigando o caso e realizando buscas pelos criminosos. (Redação: Jackson Cristiano/Ubaitaba Urgente)