Policiais penais da Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap) realizaram uma grande operação no Conjunto Penal de Teixeira de Freitas (CPTF) nesta quarta-feira (20).
A ação integra a 6ª Fase da Operação Mudo, coordenada pela Secretaria Nacional de Políticas Penais (Sennapen), com o objetivo de combater o crime organizado e reduzir os índices de violência.
Durante a operação, foram realizadas buscas minuciosas nos pavilhões e celas, além de revistas desenvolvidas nos internos. A estratégia inclui o isolamento da comunicação entre os detentos e organizações criminosas, bem como o bloqueio da entrada de materiais ilícitos na unidade prisional.
A ação foi coordenada pela Superintendência de Gestão Prisional (SGP) da Seap, por meio da Diretoria de Segurança Prisional (DSP), e contou com o apoio do Grupamento Especializado em Operações Prisionais (GEOP), da Central de Monitoramento Eletrônico de Pessoas (CMEP), e de policiais penais ordinários.
Também participaram membros do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas e Investigações Criminais (Gaeco), do Ministério Público da Bahia (MP-BA). A Operação Mute, iniciada em 2023, é a maior ação da Sennapen já realizada no país, abrangendo mais de 100 unidades prisionais simultaneamente em diversos estados.
As autoridades destacam que essas iniciativas são cruciais para desarticular redes criminosas e garantir maior segurança dentro e fora das unidades penitenciárias. (Redação: Jackson Cristiano/Ubaitaba Urgente)