
A Polícia Federal prendeu, nesta segunda-feira (19), Márcia Gama Nepomuceno, mãe do rapper Oruam, e Lucas Santos Nepomuceno, conhecido como Lucca, irmão do artista. As prisões ocorreram durante a Operação Backbone, que investiga um esquema de controle ilegal do serviço de internet pelo Comando Vermelho (CV), no Rio de Janeiro.
A operação cumpriu mandados de prisão e busca e apreensão em diferentes municípios fluminenses e também em Londrina (PR), onde foi preso um vereador do Rio. A Justiça determinou ainda o bloqueio de até R$ 558 milhões em bens e valores de pessoas e empresas investigadas.

Segundo a PF, a facção obrigava moradores e comerciantes de comunidades a contratar provedores de internet ligados ao grupo, recorrendo à violência para afastar empresas concorrentes. As investigações também apontam suspeitas de lavagem de dinheiro por meio de empresas e negócios ligados ao esquema.
O pai de Oruam, Márcio Santos Nepomuceno, conhecido como Marcinho VP, que já está preso, também foi alvo de mandado. Até a última atualização, não havia confirmação de que o rapper fosse investigado no inquérito.
A operação busca desarticular a estrutura financeira e empresarial usada pelo grupo criminoso para explorar serviços de internet em comunidades do Rio de Janeiro. (Redação: Jackson Cristiano/Ubaitaba Urgente)

