A Polícia Federal iniciou operação contra o tráfico internacional de armas. Mandados de busca e apreensão são cumpridos, nesta quinta-feira (2), nas cidades baianas de Porto Seguro e Feira de Santana, e em Foz do Iguaçu, município paranaense. A Justiça autorizou o bloqueio de bens de R$ 10 milhões dos investigados.
As apurações começaram ainda em 2022, depois que a imprensa do Paraguai divulgou a apreensão de uma carga de 180 fuzis desmontados, no Aeroporto Internacional Guaraní, na região metropolitana de Ciudad del Este. No decorrer das investigações, a polícia descobriu que a carga clandestina partiu de um avião em Miami, nos Estados Unidos, depois disso faria uma parada no aeroporto paraguaio e por fim seria levada ao Rio de Janeiro.
As armas seriam vendidas ilegalmente a facções criminosas. Participam das investigações a Secretaria Nacional de Segurança Pública, a Agência de Investigações de Segurança Interna (Homeland Security Investigations – HSI) da Embaixada dos Estados Unidos, a Adidância da Polícia Federal no Paraguai, além de outras entidades nacionais e internacionais.