Ubaitaba Urgente

PF realiza operação contra extração ilegal de ouro em Santaluz, Bahia

Crédito: Divulgação/PF
Crédito: Divulgação/PF

A Polícia Federal (PF) deflagrou nesta sexta-feira (22) uma operação no município de Santaluz, visando combater a extração ilegal de ouro em sítios que utilizam rejeitos de minério provenientes de garimpos clandestinos. As ações estão concentradas no povoado de Serra Branca, onde, segundo investigações, a exploração irregular ocorre desde 2009.

Cerca de 40 agentes da PF cumprem oito mandados de busca e apreensão expedidos pela 2ª Vara Federal da Subseção Judiciária de Feira de Santana. A extração do ouro é feita a partir de rejeitos de minério por meio de lixiviação, um procedimento que utiliza cianeto de sódio, uma substância altamente tóxica controlada pelo Exército.

IMPACTO AMBIENTAL E RISCOS À SAÚDE 

A PF alerta para os graves riscos da utilização ilícita do cianeto, que pode causar sérios danos à saúde humana e ao meio ambiente. A operação é um desdobramento da Operação Insistência, deflagrada em dezembro de 2023, que investigou um conglomerado de garimpos ilegais em uma fazenda da região e no endereço do proprietário.

HISTÓRICO E PENALIDADES 

De acordo com a PF, a extração ilegal na fazenda ocorre há mais de uma década. Um dos responsáveis já responde a ação penal, enquanto o atual gestor do local continua a prática criminosa.

Os investigados poderão responder por crimes como:
• Usurpação de bens da União;
• Associação criminosa;
• Posse de artefatos explosivos;
• Extração ilegal de recursos minerais;
• Uso e armazenamento ilícito de substâncias tóxicas.

As penas podem ultrapassar 19 anos de reclusão. A PF segue investigando o caso para desarticular a atividade ilegal e responsabilizar os envolvidos. (Redação: Jackson Cristiano/Ubaitaba Urgente)