Marcos Pereira, conhecido como Marcos Geleia Patriota (Novo), candidato a vereador em Céu Azul, no Paraná, foi preso pela Polícia Federal neste sábado (14) em Cascavel. Ele tinha um mandado de prisão preventiva em aberto por participação nos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023, em Brasília. Geleia Patriota é investigado por associação criminosa.
Após a prisão, Marcos foi conduzido para Foz do Iguaçu e sua detenção será comunicada ao Supremo Tribunal Federal (STF). Ele é um dos três candidatos com mandados de prisão preventiva devido à participação nos ataques às sedes dos Três Poderes, em Brasília.
O mandado de prisão foi expedido em novembro de 2023, determinando que qualquer autoridade policial ou oficial de justiça prendesse o candidato. Mesmo com a prisão preventiva, a lei permite que Marcos concorra a um cargo eletivo, já que não foi condenado com sentença judicial definitiva.
Marcos afirmou, antes de ser preso, que havia sido detido em Brasília logo após os atos e solto dez dias depois, utilizando tornozeleira eletrônica desde então. Ele disse desconhecer o mandado de prisão que estava em aberto. (Redação: Jackson Cristiano/Ubaitaba Urgente)