Ubaitaba Urgente

Coligação de Cláudia Oliveira tenta barrar reeleição de Jânio Natal em Porto Seguro

Jânio Natal (PL), atual prefeito de Porto Seguro.
Jânio Natal (PL), atual prefeito de Porto Seguro.

A coligação “O Futuro em Nossas Mãos”, liderada pela deputada estadual Cláudia Oliveira (PSD), moveu uma ação no Ministério Público Federal (MPF) para indeferir a candidatura à reeleição de Jânio Natal (PL), atual prefeito de Porto Seguro. O grupo alega que Natal busca um terceiro mandato consecutivo, o que é proibido pela Constituição.

Segundo a coligação, Jânio foi eleito prefeito de Belmonte em 2016, mas renunciou ao cargo, deixando a prefeitura nas mãos de seu irmão, Janival Borges. Em 2020, ele foi eleito prefeito de Porto Seguro, completando assim seu primeiro mandato “pleno” no município. No entanto, a ação afirma que, por já ter sido eleito e diplomado anteriormente em Belmonte, ele não pode concorrer novamente.

O MPF apoiou o pedido, destacando que a Constituição Federal veda um terceiro mandato consecutivo, independentemente de o primeiro ter sido exercido integralmente. A decisão sobre a candidatura de Jânio Natal agora está nas mãos da Justiça Eleitoral. (Redação: Jackson Cristiano/Ubaitaba Urgente)