Autodeclarado conservador e antipetista, o deputado federal pelo Rio Grande do Sul Mauricio Marcon (Podemos) afirmou em uma rede social, neste final de semana, que a Bahia é um “lugar sujo e de pobreza”. Durante sua fala, Marcon ainda sugeriu que a população nordestina não se importa com política.
”A gente esteve lá na Bahia, é um Haiti assim, não tem explicação. É uma pobreza, é tudo pichado, é sujo. E é uma área turística. A gente fica imaginando onde não é”, afirmou Marcon. No vídeo, ele estava acompanhado pela esposa Patrícia Loeser Marcon, que endossou sua declaração.
A repercussão do vídeo gerou diversas críticas. O ex-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) Joaquim Barbosa rebateu as declarações.
“Caro deputado Marcon: instrua-se, eduque-se, retenha essa baba ofídico-peçonhenta que emana da tua boca, seiva da violência que grassa em nosso país. Conheça direito a Bahia, o seu peso histórico, a sua estupenda arte, as suas magníficas igrejas e a sua contribuição para a formação da nacionalidade brasileira”, pontuou Barbosa.
Um boletim de ocorrência foi registrado contra Marcon pelo deputado estadual Leonel Radde (PT). O político argumenta que as falas de Marcon são “recheadas de racismo e repletas de preconceito”.