Na manhã desta quinta-feira (26), a Polícia Federal (PF) deflagrou a Operação Barganha, cumprindo mandados de busca e apreensão contra o prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre (PSD), e seu aliado político, o candidato Bento Lima (PSD). Ambos são investigados por suspeita de corrupção, desvio de recursos públicos, lavagem de dinheiro e formação de quadrilha. Além deles, um ex-procurador municipal e dois empresários estão entre os alvos da ação.
De acordo com a PF, as investigações tiveram início a partir de uma delação premiada envolvendo uma operação anterior, que apurava desvios de verbas federais destinadas ao enfrentamento da pandemia de Covid-19. O delator revelou que Mário Alexandre teria negociado propina em contratos irregulares para serviços de coleta de lixo, aprovados com o aval do então procurador Jefferson Santos.
As acusações incluem o pagamento de subornos aos envolvidos e a contratação de empresas investigadas, além de benefícios pessoais ao prefeito e sua família. A operação também se estendeu para outros municípios, incluindo Salvador, Itabuna, Vitória da Conquista e Lauro de Freitas. Na casa de um dos empresários investigados, a PF apreendeu mais de R$ 700 mil em espécie. Até o momento, nem Mário Alexandre nem Bento Lima se pronunciaram sobre as acusações. (Redação: Jackson Cristiano/Ubaitaba Urgente)