Ubaitaba Urgente

Juiz afasta mesa-diretora de Câmara de Santaluz e ordena nova eleição em 72 horas

Crédito: Reprodução / Câmara de Santaluz
Crédito: Reprodução / Câmara de Santaluz

A Câmara Municipal de Santaluz, na região sisaleira, terá de fazer uma nova eleição no prazo de 72 horas. A medida é mais uma reviravolta na composição da mesa-diretora para o biênio 2025-2026.

Nesta quarta-feira (19), o juiz Joel Firmino do Nascimento Júnior, da Comarca de Santaluz, determinou o imediato afastamento da atual mesa-diretora, sendo que no próximo pleito, os integrantes da mesa, incluindo o presidente Sérgio Suzart (Avante), não poderão se candidatar.

Na decisão, o juiz acatou pedido do Ministério Público do Estado (MP-BA) que acusou uma terceira reeleição consecutiva de Sérgio Suzart. Segundo o MP-BA, casos como o de Santaluz são considerados inconstitucionais pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

Em caso de não realização do pleito no prazo de 72 horas, a Câmara Municipal de Santaluz deve arcar com multa diária de R$ 50 mil. Até que a nova eleição aconteça, assume interinamente a presidência da Câmara de Santaluz o vereador mais idoso que não tenha integrado nenhuma das chapas concorrentes. (Com informações do BN)