O Palácio do Planalto deve enfrentar no Congresso Nacional uma onda de ações da oposição, que articula para usar a guerra entre Israel e o grupo terrorista Hamas para desgastar o governo Lula (PT). As informações são do jornal Folha de S. Paulo. Integrantes do PL e de outros partidos preparam requerimentos de convocação de ministros para dar explicações sobre o que veem como complacência do governo com o grupo terrorista Hamas.
Já o Planalto articula uma estratégia contra essa ofensiva e um dos objetivos é pelo menos transformar esses requerimentos de convocação em convite, forma considerada menos agressiva e que dá margem para uma negociação maior sobre o comparecimento das autoridades.
Entre os requerimentos, deve estar a convocação para os ministros Mauro Vieira (Relações Exteriores) e para o assessor especial da Presidência para assuntos internacionais, Celso Amorim, sob a justificativa de pedir que ele explique fala dada em entrevista ao Painel, da Folha, no qual afirma que o ataque do Hamas teve como origem “anos de tratamento discriminatório” de Israel contra palestinos.