O general e ex-candidato a vice-presidência, Walter Braga Netto, preso no último sábado (13) por obstrução de Justiça nas investigações sobre a tentativa de golpe de Estado em 2022, está detido em um alojamento reservado na 1ª Divisão do Exército, na Zona Oeste do Rio de Janeiro.
De acordo com a Rede Globo, o cômodo dispõe de armário, geladeira, ar-condicionado, televisão e banheiro exclusivo. Braga Netto também realiza refeições no mesmo local que os oficiais de alta patente.
A unidade, onde o general já foi comandante entre 2016 e 2019, precisou improvisar o espaço, já que não existe uma estrutura adequada para abrigar um general de quatro estrelas. A situação tem gerado mal-estar entre militares, pois o atual comandante do local possui patente inferior à de Braga Netto.
A prisão foi decretada pelo ministro do STF, Alexandre de Moraes, que aponta envolvimento direto do general em uma operação golpista, inclusive com repasse de recursos para sua execução, conforme delação de Mauro Cid. A defesa de Braga Netto nega as acusações. (Redação: Jackson Cristiano/Ubaitaba Urgente)