Ubaitaba Urgente

RJ: MARCELO CRIVELLA DEIXA PRESÍDIO USANDO TORNOZELEIRA ELETRÔNICA

Foto: Marcos Corrêa/PR/Flickr

O prefeito afastado do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella (Republicanos), deixou o presídio de Benfica, na zona norte do Rio, para cumprir prisão domiciliar. Ele saiu do local no início da noite desta quarta-feira (23) usando uma tornozeleira eletrônica, segundo informações da Globo News. A transferência imediata de Crivella foi solicitada pelo presidente do Supremo Tribunal Judicial (STJ) Humberto Martins. O Tribunal de Justiça do Rio (TJ-RJ) confirmou o cumprimento do alvará de soltura.

Além da soltura do prefeito afastado, a Justiça também determinou que sejam cortados da casa de Crivella o sinal de internet, celulares e telefones fixos. A desembargadora Rosa Helena Penna Maceto Guita pediu que mandados de verificação do cumprimento da decisão e de busca e apreensão sejam realizados na residência dele. O bispo da Igreja Universal foi preso na manhã de terça (22) por suspeita de integrar um esquema de corrupção dentro da Prefeitura do Rio de Janeiro, o chamado “QG da Propina”.

Segundo a decisão judicial que decretou a prisão dele, Crivella foi apelidado de “zero um” por integrantes do grupo. Logo após a prisão, o prefeito afastado se manifestou e afirmou que era uma “perseguição política”. “Lutei contra todas as empreiteiras, tirei recursos do pedágio, do carnaval, e isso é perseguição. Quero que se faça justiça”, disse. Crivella foi preso nove dias antes do término do mandato.