O ex-prefeito de Ilhéus, Jabes Ribeiro, anunciou neste sábado (13) que não será mais candidato à prefeitura do município do Litoral Sul baiano. A confirmação da retirada da candidatura foi feita através de uma carta aberta divulgada por Jabes. O ex-gestor municipal e atual secretário-geral do Partido Progressista na Bahia (PP) comunicou no documento que “no campo da oposição, a necessidade de juntar as nossas forças foi debatida e defendida pelos partidos da ‘Frente Ampla’, formada por expressivas lideranças políticas, constituída no ano passado, logo após as últimas eleições. Afirmei que seria, e sou, um defensor permanente da unidade”.
Ribeiro disse ainda que a direção do PP pediu uma reunião com a Frente Ampla para comunicar oficialmente a medida e elaborar a “melhor estratégia para as eleições que se aproximam”. “Em nome da lealdade aos compromissos assumidos, retiro a minha pré-candidatura a prefeito de Ilhéus. A direção do Progressistas municipal solicitou uma reunião com a Frente Ampla, para comunicar oficialmente essa decisão e construir a melhor estratégia para as eleições que se aproximam”, diz um trecho da carta.
Com a desistência de Jabes, o nome do empresário Valderico Júnior, do União Brasil, ganha mais força para a disputa eleitoral no grupo da oposição. Nos bastidores, existia a informação de que havia um embate interno entre os dois candidatos para representar o grupo de oposição.
No último dia 28 de maio, Jabes Ribeiro deu como certa a união das candidaturas de oposição na eleição do município do Litoral Sul baiano. No campo contrário ao atual prefeito Mário Alexandre, o Marão (PSD), além de Jabes, estavam Valderico Júnior (União) e o vereador Augustão (PDT), que podem disputar o Executivo local. “Temos dois campos basicamente, que é o do governo em que temos três pré-candidaturas: a de Bebeto (PSB), Adélia Pinheiro (PT) e Bento Lima (PSD). Não tenho dúvidas que eles estarão unidos, até porque estaremos unidos do lado de cá. Quem apostar na nossa desunião vai perder dinheiro”, cravou Jabes em entrevista para o programa Bahia Notícias no Ar, da rádio Salvador FM, na ocasião. (Redação: Jackson Cristiano/Ubaitaba Urgente)