Ubaitaba Urgente

Bebê de Ilhéus com ferimento grave no pé é transferido para Salvador

Crédito: Reprodução
Crédito: Reprodução

O bebê Heitor Gustavo dos Santos, que estava internado desde 15 de maio no Hospital Materno-Infantil Dr. Joaquim Sampaio, em Ilhéus, foi transferido ontem (8), pela Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab), para o Hospital Geral do Estado, em Salvador. Ele deverá ser submetido a uma cirurgia vascular e a tratamento hiperbárico por causa de ferimento gravíssimo no pé direito. A mãe de Heitor, Sara Ribeiro Santos, disse que a ferida foi provocada por erro médico na administração de medicamento intravenoso por meio de acesso colocado no pé da criança.

Procurado pelo site, o Hospital Materno-Infantil não comentou a acusação de erro médico e alegou que, enquanto o paciente esteve na unidade, recebeu toda a assistência, assim como a família. Devido à gravidade do ferimento, que se expandiu nas últimas semanas, Sara afirmou que já era possível ver o tecido ósseo do pé direito do pequeno Heitor. A família buscou ajuda do Ministério Público, que acionou a Justiça para obrigar a Sesab a transferir o bebê para unidade capaz de conter o avanço da ferida e reconstituir o pé da criança.

Ainda na quinta-feira (5), a juíza Sandra Magali Brito Silva Mendonça, titular da Vara da Infância e Juventude de Ilhéus, proferiu decisão liminar obrigando a Sesab a promover a transferência da criança em até 48h (leia mais aqui). Após a decisão judicial e a repercussão na imprensa, a espera da família do pequeno Heitor pela transferência, que se arrastava há duas semanas, terminou em menos de 72h. (Com informações do Pimenta)