Delegado Adelino Loyola palestrou sobre violência doméstica e familiar no Colégio Osvaldo Cruz

Na noite desta segunda-feira (7/8), às 19hs, ocorreu na quadra do Colégio Municipal Osvaldo Cruz, centro de Ubaitaba, uma palestra promovida pela Secretaria Municipal de Assistência Social através do CREAS. Na oportunidade foi abordada a questão da violência doméstica e familiar na Lei Maria Penha. O evento contou com a presença de vários segmentos da sociedade tendo na oportunidade a psicóloga Lucivania Feitosa explanado a cerca do acompanhamento do CREAS nesses casos através de parceria firmada com a Delegacia Territorial de Ubaitaba.

Em continuação a programação ocorreu uma palestra com o Delegado Titular de Ubaitaba, Dr. Adelino Loyola, o qual em comemoração ao dia da criação da Lei Maria Penha discorreu sobre nuances da legislação e dados estatísticos referente à cidade de Ubaitaba envolvendo a violência doméstica e familiar que vem sofrendo a mulher destacando a importância também a parceria com a Polícia Militar, Poder Judiciário, Ministério Público e Creas.

Loyola traçou um comparativo entre os anos de 2016 e 2017 através de gráficos exibidos em slides que demonstraram que no ano de 2016 foram encaminhados 13 inquéritos à justiça, e em contrapartida no ano de 2017 entre os meses de abril a julho, quando da sua assunção como delegado do município, foram encaminhados 45 inquéritos à justiça envolvendo à Lei Maria da Penha. Foi dito também na fala de Loyola sobre a maior incidência no município de Ubaitaba de crimes de ameaça em relação à mulher, sendo 27 casos nesse ano seguidos de 23 casos de lesão corporal e 1 de estupro.

Loyola mostrou-se na oportunidade bastante animado com a confiança que as mulheres alvo de violência vem depositando na Delegacia por estarem vendo a justiça sendo cumprida. Concluindo Loyola disse: “fico feliz em ver uma procura grande das mulheres à Delegacia para denunciar,  refletindo que nosso trabalho está sendo eficaz”. (Redação: Jackson Cristiano/Ubaitaba Urgente)

COMPARTILHE