A canoísta brasileira Valdenice Conceição, natural de Itacaré, no sul da Bahia, conquistou nesta quarta-feira (24) a terceira vaga olímpica do país na canoagem velocidade nos Jogos de Paris. A atleta baiana, de 24 anos, assegurou presença em Paris ao vencer a prova C1 200m feminino no Pan-Americano da modalidade, na cidade de Sarasota, na Flórida (Estados Unidos).
A competição é qualificatória continental para a Olimpíada. Com a classificação de hoje (24), o Brasil já soma 191 vagas em Paris 2024. Valdenice foi ouro com o tempo de 47s730, dois segundos a menos que o obtido pela colombiana Manuela Gómez Sánchez (49s744), segunda colocada. Apenas as duas primeiras posições na prova asseguravam vaga olímpica.
O país pode garantir mais uma vaga com Vagner Souta, que se classificou à final no caiaque (K1 1000). Vagner ficou em segundo lugar ao concluir a bateria em 3min43s081. O norte-americano Jonas Ecker (3min41s881) liderou a disputa.
MAIS SUL-BAIANOS EM PARIS
Na abertura do Pan em Sarosata, na terça (23), a dupla Filipe Vinicius Vieira (Ubaitaba) e Jacky Godman (Itacaré) também garantiu presença do país nos Jogos na prova C2 500m masculino. As vagas conquistadas são do país, por isso cabe à Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa) indicar os atletas que competirão em Paris. (Com informações do Pimenta)