JUSTIÇA CONCEDE LIMINAR QUE OBRIGA CAIXA A ORGANIZAR FILAS NO ENTORNO DAS AGÊNCIAS NA BAHIA
Foto: Ubaitaba Urgente

Foto: Ubaitaba Urgente

A Justiça Federal concedeu, nesta terça-feira (5), decisão liminar para que a Caixa Econômica (CEF) utilize os colaboradores no reforço de medidas para evitar aglomerações nas agências e na organização das filas na Bahia. A ação foi proposta pelo Ministério Público Federal (MPF) em conjunto com o Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA), e na decisão foi dado o prazo de cinco dias para adoção das medidas, sob pena de multa diária a ser definida pela justiça.

De acordo com a Justiça, a Caixa deve orientar os colaboradores – sejam vigilantes, recepcionistas ou servidores – para que façam uma triagem ou atendimento prévio no início das filas formadas no entorno das agências. Ainda segundo o juiz, o objetivo é que a equipe do banco possa orientar a população sobre quais serviços não precisam de atendimento presencial. Além disso, os colaboradores devem organizar as filas seguindo as normas sanitárias de prevenção ao contágio da Covid-19 e a orientação sobre o distanciamento entre as pessoas.

Na liminar, a Justiça apontou que, “diante do grave risco de contágio nas aglomerações de pessoas, e em razão das extensas filas formadas nos entornos das agências bancárias destinarem-se exclusivamente ao atendimento bancário, cabe à Caixa intervir na organização das referidas filas”.

O MPF e o MP-BA, na ação conjunta ajuizada no último sábado (2), apresentaram diversos registros fotográficos, vídeo, e notícias com relatos de aglomerações de pessoas nas proximidades de agências bancárias na Bahia, especialmente após a aprovação do repasse do auxílio emergencial do governo federal. A decisão ainda menciona que a força policial local poderá ser requisitada no caso de a agência não conseguir conter a aglomeração, mesmo com a implementação dessas medidas.

Na cidade de Ubaitaba a situação tem deixado a população preocupada e apreensiva. Diariamente são formadas longas filas no entorno da Caixa Econômica Federal, gerando muitas aglomerações. Na última segunda-feira (04), o site UBAITABA URGENTE flagrou pessoas aglomeradas nas filas para sacar o benefício emergencial. São pessoas quem vem de outras cidades para sacar o benefício na agência de Ubaitaba. O problema tem preocupado a Vigilância Epidemiológica do município.

Foto: Ubaitaba Urgente

Foto: Ubaitaba Urgente

Foto: Ubaitaba Urgente

Foto: Ubaitaba Urgente

COMPARTILHE