Ubaitaba Urgente

Justiça Eleitoral impede divulgação de pesquisa política em Ubaitaba a pedido do grupo AVANTE 70

Forúm de Ubaitaba II Foto: Ubaitaba Urgente
Forúm de Ubaitaba II Foto: Ubaitaba Urgente

A coligação “Ubaitaba Para Todos”, formada pelos partidos Avante, Republicanos e PSD, conseguiu na Justiça Eleitoral a suspensão da divulgação de uma pesquisa política prevista para o município de Ubaitaba. A pesquisa, registrada sob o número BA-06604/2024, foi realizada pela empresa FOC Service Ltda e deveria ser divulgada no dia 30 de setembro de 2024.

De acordo com a decisão da 73ª Zona Eleitoral de Ubaitaba, o pedido de suspensão foi motivado por supostas irregularidades apontadas pela coligação, que alegou falhas graves no levantamento. Entre as acusações estão a coleta de dados antes do registro obrigatório da pesquisa no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), duplicidade no registro das entrevistadoras e o acompanhamento das entrevistas por servidores públicos do município.

 

Decisão da Justiça Eleitoral

Além disso, o início e término da coleta teriam ocorrido no mesmo dia, o que levantou suspeitas sobre a idoneidade do processo. A Justiça considerou os elementos apresentados suficientes para conceder uma liminar que impede a divulgação dos resultados, sob pena de multa diária de R$ 50 mil caso haja descumprimento. A coligação ainda destacou o histórico de irregularidades da empresa responsável pela pesquisa como um fator de alerta.

ENDEREÇO

O que chama nossa atenção é que o endereço da empresa FOC SERVICE LTDA, é o mesmo endereço da empresa SECULUS CONSULTORIA E ASSESSORIA LTDA ME – ME, que recentemente divulgou uma pesquisa registrada em Ubaitaba. As duas empresas ficam localizadas praticamente no mesmo endereço em Salvador.

A FOC SERVICE LTDA, fica localizada na Avenida Tancredo Neves 2563 , CEO SALVADOR– BA/SHOP – CAMINHO DAS ARVORES, e a SECULUS CONSULTORIA, fica localizada também na Avenida Tancredo Neves 2563 , CEO SALVADOR – SHOP – CAMINHO DAS ARVORES. O site Ubaitaba Urgente entrou em contato com o grupo do candidato Bêda, e eles responderam que não encomendaram nenhuma pesquisa eleitoral na cidade. (Redação: Jackson Cristiano/Ubaitaba Urgente)