Vinte minutos de chuva forte foi o suficiente para alagar várias ruas no município de Ubaitaba na tarde desta terça-feira (29). Os casos mais graves foram registrados nas Avenidas Vasco Neto e Valter Passos, onde vários estabelecimentos foram inundados. Em muitos bairros da cidade, moradores divulgaram imagens através de fotos e vídeos apontando estragos acarretados pelas chuvas, em algumas residências, casas foram invadidas e danificaram móveis e eletrodomésticos.
A elevação do Rio de Contas também tem preocupado a população. O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu alerta laranja, que sinaliza perigo de chuvas intensas e ventos fortes, com velocidade entre 60 a 100 km/h no litoral da Bahia e outros 13 estados. O período chuvoso na Bahia vem provocando alagamentos em várias cidades, deslizamentos de encostas, desabamentos de imóveis e transbordamento de rios.
Até a manhã dessa terça-feira (29), três famílias estavam desabrigadas em Ubaitaba. Na manhã da última segunda-feira, 28, equipes da Prefeitura de Ubaitaba, liderado pela Chefia de Gabinete montaram o Gabinete de Crise para traçar ações preventivas e de apoio a população devido ao aumento das chuvas na cidade com pequena possibilidade de enchente. (Redação: Ubaitaba Urgente)