A Gestão do Centro Educacional Ubaitabense vem por meio dessa esclarecer as informações divulgadas no Programa Realidade Atual, na edição de ontem (relembre aqui) e informar os procedimentos de segurança já existentes, bem como os que serão adotados a fim de tranquilizar a comunidade.
Em tempo, ressaltamos que só tomamos conhecimento da informação de um possível ataque à nossa unidade a partir da divulgação no referido Programa, pois nenhum responsável até o momento procurou a equipe da escola para relatar qualquer fato relacionado à situação noticiada.
Dessa forma, esclarecemos que a escola dispõe de medidas de seguranças próprias e tem parcerias para cuidar da segurança dos alunos, a saber:
- –Dois portões, com porteiros nos três turnos, que fazem o controle da entrada e saída.
- –Monitores de pátio que fazem a vigilância no interior da escola.
- –Exige o fardamento padronizando dos alunos para identificação.
- –Atendimento psicopedagógico e psicológico;
- –Faz parte da Rede de Proteção Escolar, que é composta pela Polícia Civil, Polícia Militar, Conselho Tutelar, CREAS, CRAS, Secretaria de
- –Assistência Social e Secretaria de Educação;
- –Parceira da Guarda Municipal;
- –Ronda Escolar da Polícia Militar e da Guarda sempre que necessária
- –Ações pautadas no Regimento Interno.
Sobre a informação divulgada e o alerta que nos traz, a Gestão está reforçando as medidas de segurança, buscando a identificação dos envolvidos no possível evento, bem como os órgãos responsáveis para averiguação. Adquirimos detectores de metais para intensificar a segurança na entrada da escola.
Por sermos educadores, acreditamos que “Educação não transforma o mundo. Educação muda pessoas. Pessoas transformam o mundo” como nos ensinou Paulo Freire. Portanto em respeito aos nossos alunos com quem convivemos, repudiamos as falas generalizadas que os caracterizam como arruaceiros e revoltados.
Lembramos que são de crianças e adolescentes cheios de potencial e com futuros promissores, cujas famílias confiaram a nós a sua educação e abraçamos esse compromisso com responsabilidade.
Ubaitaba-BA, 06 de abril de 2023
Equipe CEU