Em mais uma sessão bastante tumultuada os vereadores que fazem parte da base da prefeita Suka (PSB), conseguiram aprovar nesta terça-feira (26), por “Maioria Absoluta”, que compreende mais da metade dos integrantes da Câmara, o Projeto da Prefeitura de Ubaitaba que autoriza o poder executivo a contratar empréstimo com a Caixa Econômica Federal, no âmbito do Programa de Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (FINISA), no valor de até 6 milhões de reais.
O objetivo deste programa do Governo Federal é financiar investimentos em saneamento ambiental e em infraestrutura ao Setor Público e ao setor privado. Dirigido aos setores públicos e privados, o FINISA é operado com recursos próprios do banco. As condições do empréstimo incluem taxas de juros de 2% mais TJLP, carência de até 5 anos e prazo de 20 anos (veja aqui).
Os vereadores Marcos Liger (MDB), Messias Aguiar (MDB), Uilson de Gói (MDB), Binho Bonifácio (PRB) e Edson de Índia (PTN) foram contra a aprovação do projeto, por entenderem que o referido projeto enviado a Câmara de Vereadores não constavam informações relevantes, como o valor da parcela mensal, custo estimado de operação nas obras de infraestrutura, valor e outras falhas graves. Já os vereadores Zé Nilton (PSB), Geraldinho (PDT), Neto Ribeiro (PDT), Porqueres (MDB), Welton (MDB) e Ismaile de Nego de Artur (PC do B) foram a favor da aprovação do empréstimo.
Com o resultado, populares ligados a grupos políticos de aposição ao grupo da prefeita passaram a difamar, ameaçar e provocar grande tumulto dentro e fora da Câmara. Vereadores da base da prefeita precisaram sair do local escoltados pela Polícia Militar (PM). O vereador Welton foi ameaçado de agressão dentro da Câmara. 03 viaturas da PM estiveram na porta da Casa Legislativa do início até o final da sessão. (Redação: Ubaitaba Urgente)