UBAITABA: SECRETARIA DE SAÚDE PROMOVE CAMPANHA DE COMBATE A DENGUE

Arte Dengue

Com a possibilidade concreta de epidemia de dengue para a Bahia, conforme alerta da Vigilância e Proteção à Saúde da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) e a introdução de um novo sorotipo (DEN 4),  a Secretaria de Saúde de Ubaitaba vem alertar a população para não deixar a água, principalmente limpa, parada em qualquer tipo de recipiente.

A dengue é um dos principais problemas de saúde pública no mundo e sua transmissão é feita através da picada da fêmea do Mosquito Aedes Aegypti ou Aedes albopictus infectados com o vírus transmissor da doença.

Então, a dica é manter recipientes, como caixas d’água, barris, tambores tanques e cisternas, devidamente fechados. E não deixar água parada em locais como: vidros, potes, pratos e vasos de plantas ou flores, garrafas, latas, pneus, panelas, calhas de telhados, bandejas, bacias, drenos de escoamento, canaletas, blocos de cimento, urnas de cemitério, folhas de plantas, tocos e bambus, buracos de árvores, além de outros locais em que a água da chuva é coletada ou armazenada.

É importante que as pessoas permitam a entrada do Agente de Combate à Endemias em suas casas para que este faça o seu trabalho, visitando os locais e eliminando os possíveis focos, orientando-os casa por casa. A denúncia da população dos focos também é mais uma ação nessa luta, e isto deve ser feito na secretaria de saúde, setor de epidemiologia.

É bom lembrar que o ovo do Mosquito da Dengue pode sobreviver até 450 dias, mesmo se o local onde foi depositado estiver seco, por isso é necessário lavar com água e sabão os recipientes a cada troca de água. O combate à dengue é responsabilidade de todos nós!

COMPARTILHE