Ubaitaba Urgente

Ubaitaba realiza evento Formação dos operadores escolares que atuam no Sistema Presença

Ubaitaba realiza evento Formação dos operadores escolares que atuam no  Sistema Presença
Professora Gilmara – Secretária de Educação de Ubaitaba

O Evento do Sistema Presença foi promovido pela Secretaria Municipal de Educação, em parceria com o Governo do Estado nesta quinta-feira (18). O Programa Bolsa Família buscando ampliar e melhorar a qualidade do acompanhamento da informação da frequência escolar dos alunos , realizou uma visita técnica e formação no município de ubaitaba, momento que contou com a presença da Secretária Gilmara Araújo, a representante da Sec. de educação do Estado, Aline Bomfim, a Coordenadora do Programa no Município, Luize Maryelle, Gestores Escolares e Operadores Escolares.

O acompanhamento das condicionalidades de educação voltou a ser obrigatório desde o terceiro período de 2022, nos meses de junho e julho. Devido à pandemia de Covid-19, que originou a interrupção das atividades escolares e, por consequência, o descontinuamento do acompanhamento das condicionalidades da educação, foi necessário retomar com redobradas energias as atividades de gestão de condicionalidades, objetivando recuperar os índices de acompanhamento anteriores à pandemia e, posteriormente, procurar alcançar novos patamares.

Foto: Divulgação

O município de UBAITABA/BA conseguiu acompanhar 2.417 beneficiários(as) entre 4 e 18 anos incompletos de idade, o que corresponde a uma cobertura de acompanhamento de 83,7% na educação. O resultado nacional de acompanhamento foi de 77,0%. O município possui, portanto, um acompanhamento da frequência escolar acima do resultado nacional. Assim, é importante que continuemos trabalhando, no sentido de manter na medida do possível, melhorar ainda mais, o acompanhamento da frequência escolar.

A busca ativa de beneficiários que estejam fora da escola também é realizada durante todo este processo. O município tenta identificar e registrar adequadamente os motivos que levam os alunos com baixa frequência a não cumprirem a condicionalidade, para que o poder público possa atuar no sentido de auxiliar a família a superar possíveis situações de agravamento de vulnerabilidades e identificar demandas e direitos não atendidos no território. (Assessoria SEDUC)