Alunos da rede municipal de ensino de todo o Brasil tiveram suas aulas presenciais suspensas por conta da pandemia do Coronavírus (Covid-19) instalada em território nacional. Em função disso, secretarias de educação de todo o país estão buscando alternativas de compensar a falta das aulas com atividades complementares. É o caso da secretaria municipal de Ubaitaba, no sul da Bahia, que já iniciou a aplicação virtual de atividades domiciliares para esses jovens.
A iniciativa foi provocada pela prefeita do município, Suka Carneiro visando garantir a continuidade do processo de aprendizagem e foi prontamente atendida pela secretária de educação, Roberta Vasconcelos e sua equipe de gestão. A ideia foi compartilhada durante uma reunião por videoconferência promovida pela Associação dos Municípios da Região Cacaueira – Amurc, com os secretários de educação dos municípios, nesta segunda-feira, 30.
Segundo a responsável pelo gerenciamento da educação municipal, as atividades serão distribuídas por canais de comunicação online e serão divididas em ciclos por três áreas de conhecimento, a partir da seguinte ordem: Área de Matemática e Ciências da Natureza (Matemática e Ciências); Área de Linguagens (Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Artes e Educação Física); e Área de Ciências Humanas e Ensino Religioso (História, Geografia, Filosofia e Ensino Religioso).
De segunda a sexta-feira, os alunos de todas as modalidades de ensino serão envolvidos em atividades com pesquisas, vídeos, produção de artes, simulados, jogos online, plataformas digitais e mapas mentais. No caso dos alunos que não tem acesso as redes sociais, serão organizadas atividades impressas para ser entregues nessas comunidades. “Estamos avaliando a melhor opção para envolver os alunos, mesmo com todas as dificuldades”, explicou Roberta.
A realização desse projeto, segundo a secretária, visa “oportunizar o protagonismo do aluno na construção do seu próprio conhecimento, desenvolver a sua autonomia e potencializar a relação família e escola a partir do diálogo entre as partes, buscando juntos assegurar que as ações planejadas sejam cumpridas, a fim de atingir os objetivos propostos”, destacou a gestora de educação.
AVALIAÇÃO
A reunião integra as ações do programa Apoio Gerencial e Institucional às Prefeituras do Litoral Sul – Agir-LS e serve como um espaço para compartilhar boas práticas dos municípios. O case de Ubaitaba ganhou repercussão entre os secretários e coordenadores pedagógicos dos municípios de Itajuípe, Itaju do Colônia, Itacaré, Santa Luzia, Coaraci, Maraú, Itapé, entre outras localidades que estarão avaliando a possibilidade de replicar em suas localidades, de acordo com suas realidades.
Para o secretário executivo da Amurc, Luciano Veiga, “no momento mais difícil e atípico, precisamos reagir e agir. A melhor forma de conviver com o isolamento social é apreender aprendendo. Os esforços que os nossos Gestores de Educação com suas equipes vem criando modelos que permita o aprendizado continuado dos alunos da rede de educação municipal”.
A subgerente da coordenação de Integração Comunitária da Pró-reitoria de Extensão da Uesc, Cintya Santos Nobre, que também participou da reunião, destacou que ações como a de Ubaitaba merecem se compartilhadas com os outros membros. “Isso é uma forma de fortalecer os municípios, principalmente nesse momento crítico, de pandemia. O programa Agir serve como ferramenta para compartilhar a nível regional e territorial”. (Informações: Ascom/AMURC)