Ubaitaba: Yolanda faz balanço positivo na Secretaria Municipal de Saúde
Yolanda Carneiro, Sec. de Saúde. (Informe Publicitário).

Yolanda Carneiro, Sec. de Saúde. (Informe Publicitário).

 Em Ubaitaba a Saúde é para todos

 “A saúde é um direito de todos os brasileiros garantidos pela Constituição Federal”, esta frase já deve ter sido vista diversas vezes, mas em Ubaitaba ela está servindo de fonte inspiradora para melhorar as condições de saúde da população. A nova administração da secretaria busca uma gestão universal, integral e equitativa baseada principalmente no acolhimento e humanização do atendimento ao cidadão.

Presença do prefeito na caminhada

A Sec. Yolanda ao lado do prefeito Bêda durante caminhada da Saúde. (Informe Publicitário).

O sucesso credita-se ao planejamento das ações executadas, priorizando os problemas mais prevalentes, incidentes ou de maior impacto social e a grande integração entre gestores, profissionais de saúde e população.

 Dentre as ações já executadas podem ser citadas:

Caminhada saúde com qualidade de vida

Projeto Saúde e Qualidade de Vida: realização de caminhadas, atendimento de fisioterapia e educação física a todos os pacientes cadastrados no projeto.

Semana de saúde na escola 3

Realização da campanha contra geoelmintíase (verminoses) e hanseníase que abrangeu crianças de 06 a 14 anos de todas as escolas municipais.

Farmácia Básica. (Informe Publicitário).

Apesar das dificuldades encontradas inicialmente com o processo licitatório para aquisição de medicamentos, hoje todos os postos encontram-se abastecidos com todos os medicamentos do elenco da farmácia básica.

vacinacao_ubaitaba-615x377

Campanhas de vacinação realizadas com sucesso e com metas cima das metas estaduais. (Foto: Ubaitaba.com).

Campanha Contra  caramujo Africano

Rápida atuação e articulação da vigilância sanitária no combate ao caramujo africano.

Evento saúde do homem

Evento comemorativo ao Dia do Homem com atendimento voltado para o público masculino, disponibilizando testes de glicemia, aferição de pressão arterial e testes rápidos de sífilis.

Adesão ao programa Saúde na Escola, com realização do evento saúde ocular, disponibilizando 40 vagas para atendimento oftalmológico de crianças da rede pública.

Adesão ao programa Saúde na Escola, com realização do evento saúde ocular, disponibilizando 40 vagas para atendimento oftalmológico de crianças da rede pública.

Carro para transporta paciente para exames fora do município

Ampliação do número de veículos para transporte de pacientes tanto para o interior quanto para a capital.

  • Atualização dos profissionais de saúde e agentes comunitários de saúde.
  • Finalização da contratualização do SAMU (serviço de atendimento móvel de urgência);
  • Acolhimento e humanização e qualificação do atendimento ao usuário na sede da secretaria, quanto das unidades de saúde;
  • Atendendo a necessidade dos pacientes do Centro foi realizada a contratação de fisioterapeutas e psicólogo para o Centro de Saúde Jerônimo da Silva Souza;
  • Inspeção e lavagem constante da vigilância sanitária na feira livre de Ubaitaba; Controle oportuno da dengue no município, através de mutirão educativo, realização de exames e assistência adequada nas unidades;
  • Comemoração do Dia da Mulher com um evento que capacitou os profissionais de saúde em temas relacionados à saúde feminina;
  • Ampliação dos serviços de atendimento pré-natal com consultas obstétricas, ultrassom, realização de exames em cartão filtro e testes rápidos de HIV, Sífilis, Hepatite B e C;
  • Conclusão do PSF do Novo Olímpia;

Além das ações já executadas a Secretaria Municipal de Saúde também apresenta propostas inovadoras tais como:

  • Implantação do Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF);
  • Construção do PSF do Armandão;
  • Reforma do PSF da Ruinha e Faisqueira;
  • Ampliação do PSF de Piraúna;
  • Cadastro da proposta de construção do Centro de Apoio Psicossocial (CAPS);
  • Implantação do telessaúde em todas as unidades de saúde municipais, oferecendo, assim, maior suporte aos profissionais em suas condutas terapêuticas;
  • Ampliação das áreas de cobertura dos serviços de saúde municipais;
  • Qualificação constante valorização dos profissionais de saúde.

As ações elencadas são apenas algumas das muitas propostas realizadas pela Secretaria Municipal de Saúde, que visa atender às necessidades da população em consonância com o governo municipal.  A preocupação com a qualidade da saúde dos ubaitabenses está entre as prioridades da secretária municipal Yolanda Soares que, junto com a sua equipe, continuará se empenhando a fim de que “Saúde seja para todos”.

COMPARTILHE