O governo paraguaio anunciou que, a partir desta quarta-feira (18), está bloqueado o tráfego de pedestres e veículos na Ponte Internacional da Amizade que liga Cidade de Leste, no país vizinho, a Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná. A medida é válida por 15 dias e afeta cerca de 100 mil pessoas que transitam diariamente na via.
Os veículos que transportam mercadorias estão liberados, mas passam por controle sanitário. A medida ainda prevê outras exceções, a serem analisadas caso a caso. Podem deixar o país vizinho, por exemplo, turistas sem documento paraguaio e paraguaios em tratamento médico no Brasil. Mas, só os cidadãos do país podem entrar no Paraguai.
Com as restrições, há relatos em veículos locais de imprensa de que brasileiros que vivem no país vizinhos estão sendo obrigados a pagar propina para atravessar a fronteira. A ordem do governo paraguaio determina ainda que todos que entrarem no país, sejam nacionais ou estrangeiros, devem se manter por 14 dias em quarentena. (Informações: Notícias ao Minuto/FolhaPress)