Chegou o dia. Depois de mais de um ano sem lutar, período em que se recuperou de uma fratura na perna que chocou os fãs que acompanharam seu último combate, Anderson Silva retorna ao octógono neste sábado (31) para encarar o marrento Nick Diaz. E, no entorno da disputa, o que não falta são questionamentos. Aos 39 anos, o brasileiro estaria apto a competir em alto nível novamente? Seu tempo de reação, força, velocidade e reflexo estariam como antes da lesão? Perguntas estas que foram feitas à exaustão ao lutador ao longo da semana em Las Vegas, palco do UFC 183.
“Eu me sinto bem, mas não posso dizer. Só saberei na hora da luta”, ironizou o lutador, que preferiu se esquivar das questões mais diretas e focar na perda de peso durante os dias finais de preparação. Por sua vez, a equipe escalada para acompanhá-lo durante o camp, que de acordo com o próprio Anderson chegou a quase 50 pessoas, incluindo médicos e sparrings, é confiança pura. Head coach do brasileiro e responsável por administrar este exército de “ajudante”, Ramon Lemos garantiu que, após acompanhar absolutamente todos os treinos do Spider, a certeza do alto desempenho do Spider é clara.
“Não me considero o head coah, sou treinador de opinião forte expresso o que eu quero, doar a que doer, sempre em prol do atleta. Não gosto muito desse patamar, a voz número um é a da equipe. Acompanhei todos os treinos no Brasil e nos EUA. Foram três meses ligados a ele 100%. Assisto todos os treinos, vou ao médico junto e a fisioterapia. Gosto de estar com a sensibilidade, sabendo como ele está”. E justamente por ter acompanhado tão de perto a evolução física do atleta, Ramon aponta que, apesar do tempo afastado e da idade avançada, Anderson segue com o mesmo rendimento, ao menos nos treinos, de anteriormente.
“Existem avaliações de força, resistência, potência… E ele está fazendo igual a antes da lesão. Não estou preocupado com o desempenho dele, estou é muito feliz de fazer parte dessa história. Anderson é o campeão, está vindo de lesão, recuperou a perna e pode chegar ao cinturão. Ele está fazendo história, o Anderson é história”, enalteceu. Responsável por deixar o lutador na melhor forma física possível para cada um de seus combates nos últimos nove anos, Rogério Camões, líder da equipe X-Gym sabe como ninguém com qual capacidade o Spider brindará os fãs que assistirem ao combate deste sábado.
“Fizemos uma preparação excelente em todos sentidos, e ele está focado e feliz. Fisicamente e tecnicamente, está pronto para retornar. Acho que difícil esse tempo todo interferir, porque ele lutou seguidamente por anos. Ffoi período de recuperação, mas ele também pôde rever conceitos e melhorar. Ele está voltando e se reinventando. Veremos um novo Anderson, mais maduro”, prometeu em entrevista a Ag. Fight. “Fisicamente, ele está no mesmo nível que ele vinha antes da lesão. Fizemos trabalho intenso e ele respondeu muito bem, nunca teve essa forma. Ele luta mais uns cinco anos sem problemas”, finalizou Rogerão, como é conhecido o preparador físico do ‘Aranha’. Informações:MSN